Voltar para a tela anterior.

Lideranças buscam oportunidades de trabalho para apenados

Presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara sugere à secretária municipal de Recursos Humanos e Logística e procuradora do Município a elaboração de convênios com a Susepe contribuindo com a ressocialização da po


A vereadora Paula Ioris/PSDB, presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, o presidente do Conselho da Comunidade de Caxias do Sul, Jean Carbonera, as psicólogas da Susepe Daiane Carbonera e Priscila Bállico, além das assistentes sociais Pâmela Fagundes, Joseana Santos e Carina Schulte Ulguim, da Divisão de Trabalho Prisional do Departamento de Tratamento Prisional de Porto Alegre da Susepe, estiveram reunidos com a secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Fogaça Cassânego Lorandi, e a procuradora do Município Ana Cláudia Doleys Schittler, na tarde desta quarta-feira (17), no Centro Administrativo Municipal.

O grupo busca sensibilizar o Executivo a fim de realizar convênios e parcerias em busca de oportunidades de trabalho para os apenados, oferecendo chances de ressocialização aos presos de todos os regimes. Paula explicou o trabalho que a Comissão e o Conselho vêm fazendo em prol da segurança pública, tendo como um dos focos o sistema prisional. Ela sugeriu que há muito trabalho no serviço público e que a mão de obra carcerária pode ser uma alternativa nesse momento de crise, já que o preso representa quase um terço do valor de um trabalhador normal. “A ociosidade, a pouca instrução e a falta de oportunidades são decisivas para a reincidência ao crime”, destacou.

A procuradora lembrou com satisfação do tempo que dava aulas para apenados e o quanto gratificante é transformar a vida das pessoas. Ana Cláudia se comprometeu a ajudar na causa que entende de suma importância.

A secretária Vangelisa também ficou convencida de que a Prefeitura deve contribuir com trabalho para os apenados. A vereadora se comprometeu em fazer uma indicação, dando um encaminhamento formal ao assunto.

O grupo combinou de trocar informações jurídicas para dar andamento em duas possibilidades diferentes de convênios: um para contrato de mão de obra direta para apenados dos regimes semiaberto e aberto e outro onde a Prefeitura entra como parceira para adquirir produtos, como fraldas geriátricas, que os apenados do regime fechado poderão confeccionar. A segunda modalidade é uma intenção para o longo prazo, tendo em vista que é preciso aguardar as adequações estruturais nos pavilhões da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, localizada no Apanhador.

18/01/2018 - 09:01
Assessoria do Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo