Voltar para a tela anterior.

Legislativo ouve Fórum de Gestores de Juventude

Presidente Alberto Meneguzzi promoveu audiência com órgão, que busca políticas municipais conjuntas para jovens


O Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude do Rio Grande do Sul foi apresentado nesta sexta-feira (12/01) ao presidente da Câmara Municipal, Alberto Meneguzzi/PSB. O parlamentar recebeu dirigentes do movimento recém-criado para ouvir seus objetivos e necessidades, e definir como o Legislativo pode colaborar.

Se reuniram com Alberto Meneguzzi o presidente da direção executiva do Fórum, Juliano Baumgarten, e o 1º secretário, Lucas Guarnieri. Juliano também é coordenador do Departamento da Juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Farroupilha, e Lucas coordena a Juventude da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul.

Os dois jovens falaram ao presidente do Legislativo sobre a criação do Fórum, em novembro de 2017. Integram o grupo representantes de órgãos e unidades de governo responsáveis pela articulação das políticas públicas de juventude. O objetivo é trocar experiências na construção de ações e projetos, de forma conjunta entre municípios.

Juliano e Lucas expuseram a Alberto Meneguzzi a importância do Fórum para ampliar iniciativas aos jovens. Destacaram que, embora a Região Metropolitana da Serra tenha 13 municípios, apenas Caxias e Farroupilha têm órgão de juventude no Poder Executivo, o que dificulta a promoção de ações.

Uma das bandeiras é a criação do Fundo Nacional da Juventude, com dotação orçamentária e possibilidade de doações e outras formas de destinação e captação de recursos federais e estaduais. O grupo também tem por objetivo que os municípios tenham departamento, conselhos, frentes parlamentares, coordenação, seção ou assessoria do Executivo para políticas de jovens.

O presidente da Câmara Municipal abrirá espaço em sessão ordinária, em fevereiro, para que os dirigentes apresentem o Fórum. Alberto Meneguzzi também verá a possibilidade do órgão ser divulgado junto ao Parlamento Regional, grupo formado no ano passado por presidentes de Câmaras Municipais para trabalhar por demandas em comum.

12/01/2018 - 11:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo