Voltar para a tela anterior.

Legislativo auxilia Centro de Atendimento ao Migrante

Presidente Alberto Meneguzzi anuncia que parlamento mediará criação de grupo de trabalho sobre políticas municipais


A Câmara Municipal mediará criação de um grupo de trabalho para promoção de política pública a imigrantes. O presidente do Legislativo, Alberto Meneguzzi/PSB, fez o anúncio na manhã desta quinta-feira (11/01) ao visitar o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) e saber das necessidades da entidade ligada à Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeu. A coordenadora do CAM, irmã Maria do Carmo Gonçalves, expôs as demandas da comunidade imigrante em Caxias do Sul.

A religiosa destacou que um dos principais problemas enfrentados pelos  imigrantes, principalmente africanos, é com a linguagem. De acordo com Maria do Carmo, muitos deles perdem oportunidades de trabalho ou de validação dos seus estudos pela dificuldade de comunicação.

Sobre essa questão, Alberto Meneguzzi se comprometeu a desenvolver parceria com a Escola do Legislativo para a realização de cursos de língua portuguesa. A iniciativa seria válida tanto para os imigrantes que já têm um conhecimento básico do idioma quanto para servidores públicos, na intenção de facilitar o atendimento nos órgãos governamentais.

 O presidente também colocou a Câmara Municipal à disposição do CAM como interlocutora e mediadora para a criação do grupo de trabalho, que reúna as comissões parlamentares, o Executivo, as entidades religiosas, associações, entidades sindicais e a sociedade civil.

“A partir do momento em que as pessoas migram, elas buscam melhores condições de vida. Chegando ao Brasil, da mesma forma que muitas nacionalidades há mais de um século, elas se tornaram cidadãs brasileiras. Precisamos atendê-las com dignidade e respeito”, comentou o parlamentar.

 

Texto: Felipe Padilha

11/01/2018 - 12:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a):

Ir para o topo