Voltar para a tela anterior.

Comitiva de Caxias do Sul traz boas notícias para a segurança pública do governo do Estado

Diversas ações relacionadas à área foram anunciadas pelo secretário Cezar Schirmer


Uma comitiva de Caxias do Sul, com lideranças envolvidas e mobilizadas em prol da segurança pública do município, esteve reunida com os secretários estaduais de Segurança Pública, Cezar Schirmer, e de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, na tarde desta quarta-feira (20), no Palácio Piratini. No grupo de lideranças caxienses estavam a juíza da 1ª Vara Criminal e responsável pela Vara de Execuções Criminais, Milene Fróes Dal Bó, o juiz da 3ª Vara Criminal, Rudolf Carlos Reitz, o delegado regional Roberto Rosa da Silva, a delegada Sueli Rech, o procurador do Estado Rafael Orozco, o presidente do Conselho da Comunidade de Caxias, Jean Carbonera, o representante do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de Caxias Valdemor Trentin, e os vereadores Paulo Périco/PMDB e Paula Ioris/PSDB, que compõem a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência do Poder Legislativo. 

A reunião também contou com a presença do secretário adjunto de Segurança Pública, Coronel Everton Oltramari, do diretor de engenharia prisional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Alexandre Micol, além do diretor adjunto do Departamento de Pericias do Interior, Andrei Portinho. Mais do que fazer exigências aos secretários, o objetivo do grupo é oferecer ajuda na construção das soluções para os problemas e levar sugestões ao governo do Estado. Mesmo que a competência da segurança pública seja uma atribuição estadual, as lideranças entendem que a contribuição deve ser coletiva. 

Na avaliação da vereadora Paula, que preside a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, a reunião foi produtiva e atingiu as expectativas do grupo. “O secretário Burigo é um defensor e parceiro de Caxias no governo do Estado e nos ajuda muito. Como ele conhece a nossa cidade a sua presença foi importante. Ficamos satisfeitos que o secretário Schirmer reconheceu o nosso interesse e elogiou a participação do grupo que representa a comunidade de Caxias. Saímos animados e com bastante trabalho para todos. Estamos no caminho certo. União e integração são nossas palavras de ordem”, resumiu a parlamentar. 

Oito itens considerados estratégicos para a segurança pública entraram na pauta para discussão com os secretários.

1) Sugestão de descentralização da 2ª Coordenadoria Regional do IGP - Projeto feito por etapas, com foco inicial na balística que é a maior demanda de investigações criminais na região

Schirmer reconheceu a importância da descentralização e os benefícios do projeto e definiu a ação de um protocolo de intenções coordenado pelo secretário adjunto que será feito em conjunto com a direção do IGP viabilizando em etapas o processo.

2) Estudo e trabalho para apenados da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, localizada no Apanhador.

Engenheiro Alexandre Micol prometeu o envio de projeto arquitetônico e orçamento para adequação na estrutura física da unidade para o dia 28 de dezembro. Penitenciária está com salas de aulas e pavilhões de trabalho desocupados desde que foi inaugurada, há nove anos. Vereadora Paula Ioris pretende buscar junto à iniciativa privada parceiros para a reforma que vai oferecer condições de estudo e trabalho com segurança aos apenados e instrutores.

3) Nova penitenciária em Caxias

Secretário Schirmer confirmou que o projeto de uma nova unidade prisional, com verba federal, será em Caxias, na área do Apanhador. "O projeto de implantação está pronto", disse.

4) Sugestão de implantação de casa prisional com o método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Caxias

A juíza Milene Dal Bó sugeriu utilizar o prédio do albergue, que é do Estado, e adequar a estrutura física para promover um trabalho diferenciado de recuperação dos apenados com a participação da comunidade. Milene comentou que há recursos disponíveis na Corregedoria do Tribunal da Justiça que poderiam ser utilizados para essa finalidade. O secretário se mostrou favorável e receptivo a ideia.

5) Participação de Caxias no SIM/RS (Sistema de Segurança Integrada com os municípios)

Schirmer informou que Caxias aderiu ao programa e que o objetivo principal é o cercamento eletrônico. De acordo com ele, a estrutura e tecnologia de câmeras ficam a cargo dos municípios, já o Estado entra com os recursos humanos para a operação. Paula se comprometeu em verificar esse assunto em reunião com o prefeito agendada para esta sexta (22).

6) Mais efetivos para a Brigada Militar

Vereadora Paula confirmou com o secretário o número de policiais enviados a Caxias. Dos 50 enviados ficaram apenas 40. Após ouvir que a cidade precisa de mais homens, Schirmer comunicou que, de forma inédita, os cursos de formação da Brigada Militar serão descentralizados e a intenção é levar uma turma para Caxias, de 150 a 200 brigadianos, o que vai resultar em um grande contingente na cidade até a formação.

7) Mais viaturas para a Brigada Militar

Depois de questionado pela presidente da Comissão a respeito da disponibilidade de veículos para a Brigada Militar, o secretário afirmou que Caxias vai ser a segunda cidade a receber o maior número de viaturas, depois de Porto Alegre. Porém, o número não foi revelado.

8) Mais tornozeleiras

A juíza Milene reforçou a necessidade de 400 tornozeleiras para a cidade. Schirmer anunciou que será feita licitação em janeiro para aquisição de 10 mil tornozeleiras.

21/12/2017 - 09:33
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo