Voltar para a tela anterior.

Câmara encerra o ano com o livro Democracia, memória e cidadania: 125 anos do Poder Legislativo

Dezenas de pessoas prestigiaram o lançamento, que simbolizou o final das atividades de 2017


O balanço de trabalhos deste ano legislativo foi finalizado com o lançamento do livro “Democracia, memória e cidadania: 125 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul”. Dezenas de autoridades e personalidades comunitárias prestigiaram o ato, realizado no Espaço Cultural Mário Crosa. A organização da obra coube ao documentalista Eduardo Reis (chefe do Centro de Memória) e aos jornalistas Fábio Rausch (servidor público) e Paulo Cancian (chefe da Assessoria de Comunicação Social), com a assessoria técnica da servidora pública Roberta Rugeri Tronca.

A obra possui textos de 12 autores que, a partir da própria vivência com a instituição, sob as mais diversas formas, contaram a sua história, com aspectos informativos, cronológicos e emocionais. As 135 páginas contêm 225 imagens de acervos.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Gremelmaier, ressaltou que o lançamento do livro é um resgate histórico e cultural. “O Legislativo tem o papel de auxiliar a cidade para seguir o seu futuro, nos próximos 125 anos”, enfatizou. Ele salientou que todas as escolas públicas e privadas da cidade receberão um exemplar da obra, além de outros órgãos representativos locais.

De acordo com o presidente Felipe, em 2017, o Legislativo caxiense alcançou maturidade institucional, a partir da pluralidade de 12 bancadas partidárias, com 23 vereadores. “Essa transversalidade representa a dimensão do Parlamento, incluindo as ferramentas de trabalho, desenvolvidas pelos servidores públicos, e a consolidação de programas de abertura à participação da comunidade”, enalteceu.

Ex-vereador-presidente da Câmara (2001, 2002 e 2005), Francisco Spiandorello, que assinou um dos textos da obra, destacou que a publicação reverencia o papel do município para os caxienses. Na ótica dele, é no Legislativo que os segmentos da sociedade se encontram, debatem e exercem a cidadania.

Um dos organizadores do livro, o jornalista Cancian agradeceu pela generosidade de quem assinou o livro, por meio da contribuição da história de cada um. “É uma obra rica no sentido do amor às causas de Caxias do Sul e de relação afetiva com a Casa”, salientou, emocionado.

A abertura da obra vem assinada pelo presidente Felipe Gremelmaier, com o título: “Vivências e referências legislativas”. Pela ordem, seguem estes textos: “A dimensão cidadã do Legislativo”, de Francisco de Assis Spiandorello; “Para além de um projeto arquitetônico”, de João Alberto Marchioro; “Legislativo, sim senhor”, de Guiomar Chies; “Histórias de um guardião de finanças e videiras”, de José Bianchi; “No fogo legislativo, a descoberta da cidadania líquida”, de Paulo Cancian; “A comunicação e o jornalismo orgânico”, de Fábio Rausch; “O arquivo e a democracia”, de Eduardo Reis; “O Quatrilho, o professor Poze e a Câmara”, de Valdir dos Santos; “A representação da mulher na política”, de Loraine Slomp Giron; “A política campeira dos Bertussi na história de Caxias”, de Paulo Bertussi; “Trajetórias humanas, vida pública e laços familiares”, de Graziela Cardoso Vanin; “Memória afetiva vinda do fogo”, de Márcio Serafini.

* Com a colaboração de Franciele Masochi Lorenzett.

20/12/2017 - 13:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo