Voltar para a tela anterior.

Périco representa Legislativo no Casarão dos Veronese

Parlamentar esteve na inauguração da residência de 1898, que foi reformada para visitação em Flores da Cunha


O vereador Prof. Paulo Périco representou a Câmara Municipal de Caxias do Sul na inauguração do Casarão dos Veronese, em Flores da Cunha. O ato ocorreu na manhã desta sexta-feira (15/12) com a presença do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, representando o Governador José Ivo Sartori, autoridades florenses e convidados.

A reforma do espaço, que se iniciou em 2015, teve um investimento na ordem de R$ 3 milhões, provenientes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), de empresas privadas e da prefeitura de Flores da Cunha. 

Construída em 1898, a antiga residência de dois pavimentos em Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha, foi toda restaurada. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1986, o Casarão dos Veronese é testemunha das dificuldades e soluções encontradas pelos primeiros imigrantes italianos assim que chegaram à região.

A edificação, erguida pelo agricultor Felice Veronese 16 anos após sua chegada da Itália em busca de melhores oportunidades, abriga um Centro Cultural com salas para exposição de longa e curta duração e espaços para atividades culturais, oficinas de gastronomia e educação patrimonial. Há ainda um bistrô, onde os visitantes poderão degustar produtos da região, como vinhos, espumantes, entre outros, além de um orquidário.

Com projeto do arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, também responsável pelo restauro do Mercado Público de Porto Alegre, atingido por um incêndio em 2013, o Casarão dos Veronese é um exemplar único da cultura da imigração italiana no Sul do Brasil.

O vereador Périco ficou encantado com o lugar e restauro da casa e cumprimentou a família Veronese por manter a sua história preservada. Da mesma forma saudou a prefeitura de Flores da Cunha, o Governo do Estado e a iniciativa privada (empresas Florense e Keko), por, juntos, apoiarem este importante projeto cultural, hoje um marco para Flores da Cunha e toda a região.

O Casarão dos Veronese tem entrada gratuita e abre nas terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h45min; aos sábados, das 10h às 11h45min e das 13h15min às 17h; e aos domingos, das 10h45min às 11h45min e das 13h15min às 16h30min.

 

15/12/2017 - 15:41
Gabinete do Vereador Prof. Paulo Périco/PMDB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo