Voltar para a tela anterior.

Câmara lança o livro Democracia, memória e cidadania: 125 anos do Legislativo em Caxias do Sul

O ato está marcado para o próximo dia 20 de dezembro, às 9h, na sede do Parlamento


Às 9h do próximo dia 20 de dezembro (quarta-feira), na sede da Câmara Municipal, será lançado o livro “Democracia, memória e cidadania: 125 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul”. A obra possui textos de 12 autores que, a partir da própria vivência com a instituição, sob as mais diversas formas, contaram a sua história, com aspectos informativos, cronológicos e emocionais. Com 225 imagens de acervos, todo o material foi organizado pelo documentalista Eduardo Reis (chefe do Centro de Memória) e pelos jornalistas Fábio Rausch (servidor público) e Paulo Cancian (chefe da Assessoria de Comunicação Social), com a assessoria técnica da servidora pública Roberta Rugeri Tronca.

O presidente da Casa, vereador Felipe Gremelmaier, considera que o livro fecha a programação de um ano de maturidade institucional, a partir da pluralidade de 12 bancadas partidárias, com 23 vereadores. “Essa transversalidade representa a dimensão do Parlamento, incluindo as ferramentas de trabalho, desenvolvidas pelos servidores públicos, e a consolidação de programas de abertura à participação da comunidade”, destaca.

A abertura da obra vem assinada pelo presidente Felipe Gremelmaier, com o título: “Vivências e referências legislativas”. Pela ordem, seguem estes textos: “A dimensão cidadã do Legislativo”, de Francisco de Assis Spiandorello; “Para além de um projeto arquitetônico”, de João Alberto Marchioro; “Legislativo, sim senhor”, de Guiomar Chies; “Histórias de um guardião de finanças e videiras”, de José Bianchi; “No fogo legislativo, a descoberta da cidadania líquida”, de Paulo Cancian; “A comunicação e o jornalismo orgânico”, de Fábio Rausch; “O arquivo e a democracia”, de Eduardo Reis; “O Quatrilho, o professor Poze e a Câmara”, de Valdir dos Santos; “A representação da mulher na política”, de Loraine Slomp Giron; “A política campeira dos Bertussi na história de Caxias”, de Paulo Bertussi; “Trajetórias humanas, vida pública e laços familiares”, de Graziela Cardoso Vanin; “Memória afetiva vinda do fogo”, de Márcio Serafini.

13/12/2017 - 16:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo