Voltar para a tela anterior.

Adelar Santarem é Cidadão Emérito

Empresário e ex-vereador do legislativo caxiense recebeu título da Câmara Municipal


Referência no meio empresarial e ex-vereador, o empresário Adelar Santarem é o novo Cidadão Emérito de Caxias do Sul. Por iniciativa do vereador Édio Elói Frizzo/PSB e aprovação unânime dos parlamentares, o homenageado recebeu o título na noite desta terça-feira (05/12) na Câmara Municipal. O plenário estava lotado, com mais de 200 pessoas.

Santarem nasceu em 26 de fevereiro de 1942 e, em 1975, fundou a Diferro Aços Especiais. Destaque em metalurgia da Região Sul do Brasil, a empresa distribui e comercializa aços especiais e não planos, e integra o Grupo Ferrosul. Além da sede caxiense, mantém filiais em Porto Alegre e Joinville (SC).

Em 1982, pelo antigo Partido Democrático Social (PDS), o empresário foi eleito vereador, cargo que ocupou até 1988. Santarem também se dedica à criação de gado e cavalos de raça, por meio da Cabanha & Haras Aparecida, da qual é proprietário. Já esteve na presidência de agremiações como o Esporte Clube Juventude e o Jóquei Clube Pérolas das Colônias.

É vice-presidente da Associação de Aço do Rio Grande do Sul e integrante do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Concessionárias Renault. Santarem é casado com Suzana Berta Santarem, pai de Jaqueline, Adriane e Rafael, e avô de Rodrigo Santarém Vanin, Henrique Santarem e Gabriela Santarem Toss.

Em seu pronunciamento, o vereador Elói Frizzo chamou Adelar Santarem de “O Homem do Aço”, título que recebeu em 2009 da Associação do Aço do RS. Ambos foram colegas de legislativo em 1982, o que levou Frizzo a surpreender o ex-vereador da tribuna. O socialista recuperou no Centro de Memórias da Câmara um discurso de Adelar Santarem.

Na fala, o então parlamentar se pronunciou pedindo aprovação de um projeto de lei que alterava o Plano Diretor para que bairros recebessem empresas e o Poder Executivo oferecesse alvará de localização. Na época, a cidade vinha perdendo indústrias para outros municípios e Estados pela falta do documento e da possibilidade de instalação. A proposição de Santarem foi aceita por unanimidade.

Frizzo também destacou o empenho social e o empreendedorismo de Adelar, que emprega mais de 650 colaboradores. Acrescentou a importância da esposa de Adelar para o sucesso da Diferro. O socialista lembrou que o homenageado foi candidato a vice-prefeito na chapa de Germano Rigotto e declarou: “Caxias do Sul perdeu um vereador, um ex-prefeito, mas ganhou um grande empresário”.

Em seguida, o Cidadão Emérito recebeu o diploma das mãos do 1º vice-presidente do Legislativo, Alberto Meneguzzi/PSB, acompanhado dos parlamentares Renato Oliveira/PCdoB, 2º secretário da Mesa Diretora; Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Ana Corso/PT, Edson da Rosa/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD e Velocino Uez/PDT.

Da tribuna, após apresentação de um vídeo com sua trajetória, Adelar Santarem agradeceu e discursou que a homenagem só foi possível graças ao apoio da esposa, familiares, amigos e colegas na vida parlamentar e empresarial. Ressaltou que só chegou ao sucesso pelas dificuldades, explicando que elas devem ser encaradas como desafios para não desistirmos da vida. Sobre o Legislativo, destacou que nem tudo deve ser tratado no canetaço, mas com diálogo e respeito parlamentar a serviço da comunidade.

“Há 61 anos creio e acredito no que faço, porque Caxias do Sul não pode parar”, afirmou.

Em nome do governador José Ivo Sartori, o presidente da Junta Comercial do Estado, Paulo Roberto Kopschina, elogiou Adelar Santarem, ressaltando sua importância no empreendedorismo do Rio Grande do Sul. Também ocuparam a palavra o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Nelson Sbabo, e o secretário municipal de Governo, Luiz Eduardo da Silva Caetano, representando o prefeito Daniel Guerra/PRB.

A homenagem teve ainda um vídeo com mensagem do Frei Jaime Bettega, agradecendo Santarem pelo apoio a ações sociais. No plenário, prestigiaram a entrega do título os ex-prefeitos Alceu Barbosa Velho e Mansueto de Castro Serafini Filho, ex-vereadores, lideranças empresariais, familiares, amigos e colaboradores de Adelar Santarem.

 

 

05/12/2017 - 20:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo