Voltar para a tela anterior.

Mês de janeiro vai ser de conscientização a respeito da importância da saúde mental

Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (21), projeto de lei do vereador Rafael Bueno/PDT e da vereadora Paula Ioris/PSDB


A Campanha “Janeiro Branco”, idealizada por psicólogos brasileiros, que serve de alerta à sociedade sobre a importância de debater e difundir o conceito de saúde mental vai virar lei em Caxias do Sul. A iniciativa originada, em 2013, pelo psicólogo Leonardo Abrahão junto com outros psicólogos de Minas Gerais tem como objetivo tornar janeiro o mês oficial para pensar e promover ações em prol da saúde mental, assim como já ocorre com o Setembro Amarelo – para prevenção do suicídio; Outubro Rosa – combate ao câncer de mama e Novembro Azul – combate ao câncer de próstata. O vereador Rafael Bueno/PDT e a vereadora Paula Ioris/PSDB propuseram a matéria para associar o mês de janeiro à cor branca no Município pretendendo desmistificar a ideia de que Psicólogo lida somente com pessoas que possuem transtorno mental; esclarecendo assim, que a saúde mental vai muito além da ausência de transtornos. O Projeto de Lei nº 96/2017 foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (21/11) e agora passa pela análise do prefeito Daniel Guerra, podendo ser sancionado ou vetado.

A Campanha já ganhou repercussão em mais de 30 cidades, além de outras fora do Brasil, nos países do Japão, Portugal e Estados Unidos da América. Em Uberlândia/MG, cidade pioneira na iniciativa, e Campinas/SP, o Janeiro Branco já foi instituído como Lei e hoje integra o calendário oficial do Município como mês de conscientização à saúde mental.

A vereadora Paula Ioris deseja que o mês de Janeiro seja o marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano, olhando para dentro e despertando para a autoconsciência e o autoconhecimento. “O Janeiro Branco vem como um marco no primeiro mês do ano para que as pessoas repensem como está a sua qualidade de vida, como está a sua felicidade, como estão os seus relacionamentos, o que as pessoas estão fazendo para ser verdadeiramente felizes. Assim como o Setembro Amarelo onde estamos constituindo um Comitê de Trabalho para planejar ações de prevenção, queremos constituir um outro grupo para divulgar e conscientizar sobre a importância da saúde mental”, explicou.

O vereador Rafael Bueno também se manifestou sobre a proposta. “Nós fizemos esse projeto justamente para que a comunidade possa ter consciência de que nesse mês que termina o ano dezembro e inicia janeiro, que é o mês de planejamento, de ações futuras, seja um momento vivido pela paz, pela renovação. Mas a gente não pode ser só pelo lado emotivo, nós também temos que cobrar o lado do Poder Público, trabalhar em rede. E, hoje, a gente vê que a rede não está articulada para trabalhar a questão da saúde mental, principalmente nas escolas”, declarou.

Voluntários de Caxias do Sul do Movimento Janeiro Branco estiveram na sessão prestigiando a aprovação da matéria e comemoraram a aprovação da lei.

21/11/2017 - 11:28
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo