Voltar para a tela anterior.

Ana Corso preside reunião pública Desafios da Identidade de Gênero nas Escolas

Encontro foi o primeiro realizado pela Subcomissão dos Direitos LGBT e lotou o plenário


A Subcomissão dos Direitos LGBT, da Câmara Municipal, em parceria com a ONG Construindo Igualdade, promoveu na última sexta-feira (17), no plenário da Casa, a reunião pública Desafios da Identidade de Gênero nas Escolas. O encontro foi presidido pela vereadora Ana Corso/PT, que faz parte do grupo de trabalho junto do colega Rafael Bueno/PDT. 

Estiveram presentes no debate Cleonice Araújo, presidente da ONG Construindo a Igualdade; Alessandra Piccoli, representante da Secretaria Municipal da Educação (Smed); Daiane Carbonera, do Conselho Regional de Psicologia (CRP); Gladis Helena de Oliveira, da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE); Alessandra Lazari, do Centro de Professores do Estado Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato); e Gabriela da Silva, professora da rede estadual de ensino de Santa Catarina, mestre em Educação e doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 


A reunião contou com a presença de grande público, majoritáriamente da população LGBT e público simpatizante, além de setores minoritários da Assembléia de Deus, que se contrapõem a idéia de uma educação inclusiva que garante direitos para todos e são favoráveis a não discussão de identidade de gênero nas escolas.Também se fez presente, por breve estada, o vereador Chico Guerra/PRB que possui projeto para banir de materias didáticos termos como ideologia de gênero, identidade de gênero e orientação sexual.


O debate foi bastante produtivo e a mesa unânimamente se posicionaou favorável a discussão de gênero nas escolas, bem como a permanência no Plano Municipal de Educação do termo identidade de gênero para discussão da não discriminação por orientação sexual. "Precisamos de uma educação que inclua as pessoas e que não as discrimine por machismo, homofobia ou racismo", defende Ana. 

21/11/2017 - 08:55
Gabinete da Vereadora Ana Corso/PT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo