Voltar para a tela anterior.

Legislativo entrega Medalha Zumbi dos Palmares

Três personalidades recebem comenda no plenário nesta terça-feira


Três personalidades da comunidade negra receberão do Legislativo nesta terça-feira (21/11) a Medalha Zumbi dos Palmares. Os agraciados são Bruna Letícia de Oliveira Santa, José Roberto da Silva Almeida, conhecido como Pai Beto de Oxumaré, e Valdir Vieira da Silva. Os nomes foram indicados pelos líderes de bancada e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune).

De autoria da Mesa Diretora, o requerimento teve aprovação parlamentar em conformidade ao Decreto Legislativo nº 174/A, de quatro de outubro de 2005. A cerimônia de entrega será às 19h, no plenário, e será apresentada pelo vereador Edson da Rosa/PMDB.

Com 25 anos, Bruna Letícia de Oliveira dos Santos é educadora social no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murado Santa Fé. Historiadora, ela pesquisa a História do Brasil no Século XIX, com ênfase na experiência das mulheres negras escravizadas.

É uma fundadora do Coletivo Criadora Negra RS, que viabiliza intercâmbio entre profissionais, possibilitando a troca de conhecimento e experiências para colaborar no empoeiramento e aprimoramento pessoal e de mulheres negras.

José Roberto da Silva Almeida, o Pai Beto, é um porto-alegrense de 55 anos, morador de Caxias do Sul e autoridade da religião afro-brasileira. Formado em auxiliar de enfermagem, trabalhou no Hospital Pompéia, de 1994 a 1997.

O homenageado também se formou como paramédico, na Costa Rica, e é escultor. Pai Beto auxilia pacientes de baixa renda e sem renda, além de ser engajado em campanhas sociais e na defesa dos direitos humanos.

Caxiense com 53 anos, Valdir Vieira da Silva, o Valdir Negão, atua há mais de 16 anos junto à União das Associações de Bairros (UAB), como diretor de Cultura e de Etnias. Presidiu a Escola de Samba Império da Zona Norte, por 11 anos, e por três foi vice-presidente da Escola de Samba Unidos da Zona Norte.

Valdir é presidente do bairro Belo Horizonte e há 10 anos participara do Mutirão de Natal da Zona Norte, que atende mais de cinco mil crianças. Já recebeu homenagens carnavalescas e comunitárias pelo seu trabalho em bairros.

 

 

20/11/2017 - 16:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo