Voltar para a tela anterior.

Escola do Legislativo promove painel sobre o negro e as relações de trabalho

O evento, que integra a Semana da Consciência Negra, ocorre no dia 23 de novembro e conta com a parceria da UCS, da Famur, da Uniftec e do CAM


A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caxias do Sul promove, no dia 23 de novembro, às 19h30min, o painel com o tema “O negro e as relações de trabalho: reflexões e perspectivas”. O evento, que integra a Semana da Consciência Negra 2017 e acontece no plenário da Câmara (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), conta com a parceria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Faculdade Murialdo (Famur), da Uniftec Centro Universitário e do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM). Professores, alunos e integrantes dessas instituições farão a exposição de assuntos relacionados ao tema central do painel (veja programação abaixo). A entrada é gratuita.

Também faz parte da Semana da Consciência Negra a entrega da Comenda Medalha Zumbi dos Palmares, que será outorgada pelo Parlamento caxiense no próximo dia 21 de novembro, às 19h, também no plenário. A cerimônia é aberta ao público. Neste ano, líderes de bancada e o Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune) indicaram três nomes para receber a honraria: Valdir Vieira da Silva, Bruna Letícia de Oliveira Santos e José Roberto da Silva Almeida, o Pai Beto de Oxumaré. Todos foram aprovados por meio de requerimento apreciado em sessão plenária.

Diretor da Escola do Legislativo, parlamentar Edson da Rosa/PMDB convida a comunidade a acompanhar o painel e a sessão solene da Comenda Zumbi dos Palmares como uma forma de discutir e valorizar a cultura e a trajetória dos afrodescendentes e dos imigrantes que vivem na cidade. “São iniciativas assim que nos levam a conhecer com mais propriedade a história do negro e dos imigrantes que ajudam a construir nosso país e as dificuldades que enfrentam. Ações como essas também contribuem para valorizar a diversidade e compreender que a igualdade e o respeito às diferenças deveriam nos guiar sempre na tomada de decisões”, ressalta Edson.

Comenda Medalha Zumbi dos Palmares:
- Anualmente, a distinção é oferecida a três pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na defesa dos direitos humanos e da cidadania, no combate à discriminação e ao preconceito, entre outras formas de inclusão social.
- Instituída pelo Decreto Legislativo 174/A, de 4 de outubro de 2005, a partir de proposição do vereador Edson da Rosa/PMDB, a medalha homenageia os nomes que forem indicados pelos líderes de bancadas da Casa e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune).

Semana Municipal da Consciência Negra:
- Foi criada pelo Decreto Legislativo nº 50/A, de 13 de dezembro de 1996. O texto prevê que a programação envolve o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e Ação Anti-Racismo, e envolve, além do Legislativo, a comunidade negra.
 

O NEGRO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
Dia: 23 de novembro de 2017 (quinta-feira), às 19h30min, no plenário da Câmara
(Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição, Caxias do Sul/RS)

19h30min – Abertura
Mediação: Diretor da Escola do Legislativo, parlamentar Edson da Rosa
19h45min – 1ª Exposição: “Tornar visível o invisível? Alguns dados da população negra em Caxias do Sul”
Painelistas:
professora Grasiela Tebaldi Toledo (Universidade de Caxias do Sul/UCS) e acadêmica do curso de História Sabriny Machado de Souza

20h – 2ª Exposição: “Inserção do imigrante no mercado de trabalho: o case de pesquisa e extensão acadêmica da Faculdade Murialdo”
Painelistas:
professora Juliana Rossa (Faculdade Murialdo/Famur) e acadêmicos de Recursos Humanos (RH) Marcelo Dal Molin e Carolina Santos

20h15min – 3ª Exposição: “O acesso ao mundo do trabalho: os desafios enfrentados pelos imigrantes”
Painelista:
educador social Josimar Lucas do Nascimento, do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM)

20h30min – 4ª Exposição: “A inclusão e a qualificação para o mundo do trabalho no nosso cenário local: desafios e tarefas para todos nós”
Painelistas:
professor Emerson de Vargas (coordenador dos cursos de Processos Gerenciais e Marketing do Centro Universitário Uniftec) e professora Caroline Tolazzi (coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos Uniftec).

20h45min às 21h15 - Espaço de discussão

21h15min - Encerramento

Realização: Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caxias do Sul
Parceiros: Universidade de Caxias do Sul, Faculdade Murialdo, Uniftec Centro Universitário e Centro de Atendimento ao Migrante
Mais informações: pelo fone (54) 3066.3906 ou pelo email escoladolegislativo@camaracaxias.rs.gov.br
Contato para entrevistas: (54) 99197-5747 (diretor da Escola do Legislativo, vereador Edson da Rosa)

17/11/2017 - 16:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo