Voltar para a tela anterior.

Câmara de Vereadores reforça importância da prevenção e amplia conceito de saúde

Emenda à Lei Orgânica proposta pela vereadora Paula Ioris/PSDB foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira


Buscando ampliar as ações da Prefeitura em prol da saúde pública, a Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (14/11) o projeto de lei de autoria da vereadora Paula Ioris/PSDB que dá nova redação ao Inciso VI do art. 231 da Lei Orgânica.

A tucana quer incentivar o Poder Público a gestar políticas públicas de ações transversais e interdisciplinares, visando à integralidade de atendimento ao usuário do Sistema Municipal de Saúde, levando em conta a prevenção e considerando a saúde física, mental (incluída a questão emocional) e social da população.

Psicóloga de formação, Paula defende o revolucionário conceito trazido pelo renomado escritor Stephen R Covey que ajudou a mudar as relações de trabalho com a ideia de que o ser humano possui quatro inteligências: física, mental, emocional e espiritual. A tucana acrescentou que o termo saúde social está alinhado ao entendimento de um ser humano integral trazido por Covey, ainda no final da década de 80. “Precisamos contribuir na formação de indivíduos que tenham autonomia para fazer suas próprias escolhas, que tenham responsabilidade consigo e com o coletivo, e isso se chama saúde social”, definiu.

A iniciativa de Paula está alinhada à definição de saúde da Organização Mundial da Saúde, que é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social”. De acordo com a tucana, a alteração parece simples, mas tem um caráter bastante significativo que pode alterar profundamente os rumos da saúde pública. “O conceito de saúde transcende a ausência de doenças. O desafio de uma Administração Pública é ter um olhar sistêmico nas políticas públicas para as pessoas. A Secretaria de Saúde não pode trabalhar separada da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. Todas áreas devem estar juntas pensando o ser humano integral”, defendeu.

 

14/11/2017 - 16:27
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo