Voltar para a tela anterior.

Plenário aprova a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down

A proposta do ex-vereador Adriano Bressan prevê o período de 21 de março de cada ano


A realização da Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (14/11). A medida consta do projeto de lei 131/2017, de autoria do ex-vereador Adriano Bressan. A matéria dispõe que o período coincida com o 21 de março de cada ano, Dia Internacional da Síndrome de Down. Para entrar em vigor como lei, o texto passa a depender da sanção do prefeito municipal.

De acordo com a proposta, a Síndrome de Down consiste em alteração genética causada por um erro, na divisão celular, em fase embrionária. O down possui três cromossomos no par 21, e não dois. É caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores, na estrutura corporal, e, geralmente, está associada a dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial.

O ex-vereador Bressan informou que, no mundo inteiro, a cada minuto, nascem 18 bebês com problemas de formação, o que significa 9,8 milhões de bebês por ano. A Down, na área das síndromes genéticas, é a de maior incidência: 91%. No Brasil, estima-se que, entre crianças, adolescentes e adultos, já exista uma população de downs próxima a 300 mil pessoas. “Hoje, com tratamentos adequados, os deficientes intelectuais podem chegar a 70 anos de idade”, destacou o ex-parlamentar.

14/11/2017 - 15:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo