Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo presta contas sobre turismo industrial

Parlamentar fala sobre trabalho integrado para lançar pacote de visitação a empresas da cidade


O vereador Gustavo Toigo/PDT ocupou a tribuna nesta terça-feira (14/11) para fazer um balanço sobre o trabalho da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário para promover turismo industrial como matriz econômica. O pedetista discursou que o desafio é que Caxias do Sul deixe de ser “corredor de passagem” para turistas na Serra Gaúcha.

Na semana passada, Gustavo Toigo representou o Legislativo no 2º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, em São Bernardo do Campo (SP), maior polo metalomecânico do país e exemplo de desse tipo de turismo. O parlamentar palestrou no evento, apresentando o painel “A construção integrada de um roteiro  turístico”.

Gustavo Toigo lembrou que Caxias do Sul vive uma crise com a redução de 40% na atividade econômica e 23 mil postos de trabalho a menos no metalmecânico. Por isso, defendeu o vereador, os setores da cidade precisam se unir e de forma integrada trabalhar pelo turismo industrial, que poderia ser uma saída econômica para os próximos 30 anos.

O parlamentar destacou que 12 entidades caxienses estão engajadas com a Comissão do Legislativo, a qual ele preside. O pedetista ressaltou que há apoio do empresariado e que espera adesão de mais segmentos, como fez a UCS, que dará embasamento científico à ideia.

Gustavo Toigo planeja que Caxias do Sul tenha roteiro turístico industrial agregado ao de pontos turísticos tradicionais. Informou que o grupo envolvido no trabalho tem visitado empresas e locais com esse potencial. Segunda-feira foram feitas visitas técnicas, uma espécie de mostra sobre como será o roteiro. O grupo esteve na Marcopolo, na Epopeia Imigrante e na Dombel. Toigo informou que o pacote turístico deve ser lançado após o Carnaval.

Em aparte, Édio Elói Frizzo/PSB recordou do tempo em que havia visitações à Eberle e à Gazola, incluindo o setor de varejo das empresas, para que os turistas adquirissem seus produtos. Frizzo acrescentou que à noite, após cumprirem o roteiro industrial, os visitantes eram recebidos com jantar no CTG Rincão da Lealdade.

14/11/2017 - 11:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo