Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris quer criar Comitê Municipal de prevenção e combate ao suicídio

Intenção de formar grupo de trabalho com especialistas surgiu de reunião com o representante da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha


A vereadora Paula Ioris recebeu, em seu gabinete na Câmara, a visita do médico psiquiatra João Paulo Brenner Junior, representante da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha. O especialista veio a convite da parlamentar, autora da Lei do Setembro Amarelo em Caxias do Sul.

A proposição busca acabar com o tabu a respeito do suicídio e conscientizar a população para a prevenção e combate e essa chaga social que já virou epidemia com números alarmantes: a cada 40 segundos no mundo e a cada 45 minutos no Brasil uma pessoa tira a própria vida, segundo a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.

Paula busca fomentar que o Poder Executivo elabore políticas públicas para tratar o assunto. Para isso, a vereadora procura ajuda de especialistas no tema, a exemplo de Brenner. O psiquiatra ficou feliz com a iniciativa pela gravidade do problema e quer se envolver no projeto, contribuindo com sua experiência e conhecimento, e aproximando a Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.

Do encontro saiu a intenção de formar um Comitê, com agentes interessados, incluindo Prefeitura, Centro de Valorização à Vida, Academia, entre outros. Os dois defendem a importância de fazer um mapeamento do perfil dos casos de suicídios na cidade para elaboração, posterior, de estratégias efetivas de prevenção.

“Criei o Setembro Amarelo não para ser mais uma lei, mas para que trazendo o tema à tona salvássemos vidas. Nossa intenção é que a prevenção ao suicídio seja uma política de cidade, um trabalho que se perpetue ao longo do tempo, independentemente dos governos. Temos um importante desafio coletivo em prol da saúde mental de nossa cidade porque o suicídio cresce de maneira assustadora”, explicou Paula.

 

10/11/2017 - 16:37
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo