Voltar para a tela anterior.

Simecs é homenageado pela Câmara Municipal

Solenidade celebrou os 60 anos do Sindicato das Empresas Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul


Pelos 60 anos de atuação, o Sindicato das Empresas Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) foi homenageado pela Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (9/11). Proposto pelo vereador Flavio Cassina/PTB, o reconhecimento teve aprovação unânime do parlamento em 25 de maio deste ano.

Em seu pronunciamento, o petebista destacou que o Simecs não é apenas de Caxias do Sul, mas regional por representar mais 16 municípios e um universo de 3,5 mil empresas, sendo 2,7 mil na cidade sede. Cassina lembrou ainda que o sindicato é responsável por 50 mil postos de trabalho, sendo 36 mil em Caxias do Sul.

O parlamentar destacou que o Simecs é o principal sindicato do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, atuando nas câmaras setoriais automotiva, eletroeletrônica, metalomecânica e micro e pequenas empresas.

O vereador ressaltou a qualificação das empresas ligadas à entidade, cujo setor gerou frutos como o Centro Tecnológico Automotivo (Autotrônica), o Centro Tecnológico de Mecatrônica, a Escola Técnica Federal de Metalurgia e o APL Metalmecânico da Serra Gaúcha.

Das mãos do presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB, o diretor-presidente do Simecs, Reomar Slaviero, recebeu uma placa em homenagem à entidade pelos 60 anos. Da tribuna, Slaviero ressaltou que o Simecs nasceu da trajetória e das mãos calejadas dos imigrantes e sempre incentivou e apoiou empreendedores.

O dirigente falou sobre o foco do Sindicato, voltado à pesquisa, ao desenvolvimento e ao trabalho das empresas. Sobre as duas décadas do Simecs, Slaviero disse que o aniversário é a comemoração de uma história coletiva de empreendedores que lutaram pelo avanço empresarial, formando uma instituição com força econômica, social, política e cultural sempre à frente de seu tempo.

Em nome do Poder Executivo, o secretário de Planejamento, Fernando Granjo, ressaltou a importância do Simecs para Caxias do Sul e sua representatividade no meio econômico e empresarial.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, que na Mesa Diretora esteve acompanhado do 2º secretário parlamentar, Renato Oliveira/PCdoB, do diretor-presidente do Simecs e do secretário de Planejamento.

A cerimônia foi prestigiada no plenário por empresários, colaboradores e ex-integrantes do sindicato, e membros de entidades de setores empresariais, como a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

09/11/2017 - 20:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo