Voltar para a tela anterior.

Telefonia e saúde estão entre os temas que mais ocuparam o espaço de líderes

Os parlamentares caxienses também trataram sobre agroturismo, desemprego, segurança e Executivo municipal


Telefonia, saúde, agroturismo, desemprego, segurança e atendimento por parte do Executivo foram os principais assuntos debatidos pelos parlamentares caxienses durante as declarações de líder da plenária desta quinta-feira (09/11). Presidente da Comissão Temporária Especial em Defesa dos Consumidores da Telefonia em Caxias do Sul (CTEDCT), vereador Arlindo Bandeira/PP fez um relatório das ações do grupo e destacou que a luta por melhorias no acesso ao serviço telefônico vem desde que ele chegou à Câmara, em 2009.

Conforme o progressista, ontem (08/11), houve uma reunião com representantes de operadoras, as quais informaram que a lei municipal voltada à regulamentação da telefonia, de 2011, precisaria ser atualizada. Nesse sentido, a CTEDCT elaborou uma minuta de projeto para modernização da lei municipal que trata da telefonia, para facilitar a instalação de antenas na cidade. “Queremos ampliar a análise dessa proposta, conversando também com a prefeitura. Tentaremos uma agenda com o prefeito Daniel Guerra. A ideia é formar um grupo de trabalho para melhorarmos o projeto e o atendimento à população”, informou.

Já o parlamentar Kiko Girardi/PSD ressaltou que está acompanhando duas questões ligadas ao Estado desde que ingressou no Legislativo. Uma delas é relacionada à saúde e diz respeito à necessidade de estacionamento e ampliação de espaço para o Hospital Geral. Kiko salientou que tem um espaço cedido pelo Piratini ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Lealdade sendo usado com fins comerciais por parte de um estacionamento privado.

“O CTG já foi notificado para devolver a área ao Estado e até agora não cumpriu com essa determinação. No dia 6 de dezembro, haverá outra audiência a respeito. Enquanto o HG, que é nosso e é de interesse social, precisa de espaço, tem pessoa e entidade explorando o que é público. Por isso, minha indignação. A cultura é necessária, mas a saúde é mais”, avalia Kiko. O parlamentar também cobra do Estado uma solução para uma área interditada na Escola Estadual Victório Webber, no bairro Serrano.

Dentro do tema saúde, o vereador Renato de Oliveira/PCdoB também se manifestou, destacando positivamente o fato de o vereador Alberto Meneguzzi/PSB ter trazido a plenário a preocupação com a falta de estrutura adequada oferecida pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) aos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte. Renato Oliveira também lamentou a situação da empresa Guerra, que, após 40 anos, estaria com decreto de falência, deixando desempregadas cerca de 700 pessoas.

Outro tema no espaço de líderes foi o agroturismo. O pedetista Ricardo Daneluz disse que participou do 2º Seminário de Cooperativismo, na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), na Terceira Légua, com o foco nas tecnologias e na sucessão rural. Segundo Daneluz, dois tópicos lhe chamaram a atenção: as discussões referentes ao agroturismo como ferramenta para agregar valor aos produtos do campo; e o crescimento de ambientes protegidos, como as estufas para a produção de morango.

Os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Paulo Périco/PMDB reafirmaram críticas ao governo municipal do prefeito Daniel Guerra/PRB. Didomenico falou em contraponto a uma manifestação do vereador Renato Nunes/PR, que, na quarta-feira (08/11), disse que os vereadores somente criticam. Hoje, Nunes voltou a manifestar a respeito e acrescentou que os parlamentares criticam e não elogiam quando o secretariado promove ações positivas. “A boca fala o que está no coração. Quando a Guarda Municipal faz bem, não elogiam. Quando ocorre algum deslize, caem em cima”, mencionou o republicano, que, em aparte, acabou sendo bastante questionado pelo vereador Rafael Bueno/PDT.

No caso da Guarda Municipal, Didomenico comentou que não teceu elogios porque o chefe de gabinete, Júlio Freitas, ontem (08/11), na homenagem à Brigada Militar, desconsiderou a Câmara e as entidades de bairro que lutaram pela renovação do convênio do Policiamento Comunitário. Seguindo na linha do petebista, Périco disse que é o Executivo e seu secretariado que não recebem os vereadores e colocam a exigência de tudo passar pela intermediação do secretário de Governo, Luiz Caetano. Quanto a ações do secretariado, o peemedebista disse que ele mesmo já destacou o bom atendimento do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares.

 

09/11/2017 - 17:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo