Voltar para a tela anterior.

Périco trata de alerta sobre empresa da UPA e Cpers

Vereador lembrou que em agosto apontou risco de o Executivo contratar a IGH, que já tinha problemas pelo País


O vereador Paulo Périco/PMDB usou a tribuna nesta quarta-feira (8/11) para lembrar que em 28 de agosto alertou o Poder Executivo sobre o risco de contratar a empresa IGH para atuar na UPA Zona Norte. O parlamentar se pronunciou diante da notícia de que a empresa, em menos de dois meses de serviços prestados, foi autuada por irregularidades pelo Ministério do Trabalho.

Na sessão ordinária de 28 de agosto, o peemedebista mostrou que a IGH já enfrentava problemas trabalhistas na prestação de serviços para saúde pública em âmbito nacional. A empresa tinha autuações na Bahia, Piauí e Goiás. Preocupado que situação semelhante ocorresse na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Zona Norte, Paulo Périco alertou a prefeitura de Caxias do Sul.

Nesta quarta-feira, o parlamentar deixou claro que não é contra a UPA e que não faz crítica por crítica. Mas com a intenção de alertar o prefeito Daniel Guerra/PRB e a Secretaria da Saúde sobre a lisura da IGH. Na avaliação de Périco, o Executivo deveria ter analisado o histórico da empresa durante a licitação e não apenas levar em conta apenas menor custo.

Paulo Périco destacou que a IGH teve 13 irregularidades apontadas pelo Ministério do Trabalho em Caxias do Sul. Citou que a empresa contratou 45 médicos de forma irregular, como fez em Goiás, Bahia e Piauí. O vereador ressaltou que agora o Executivo corre risco de ser processado juntamente com a prestadora do serviço.

Outro tema abordado por Paulo Périco nesta quarta-feira foi a mobilização do Cpers contra o governo do Estado. Na opinião do parlamentar, o que está ocorrendo não é uma greve de professores, mas um movimento político-partidário que não leva em conta prejuízos aos estudantes e a seus familiares. Observou que no próximo domingo haverá a segunda prova do Enem em uma semana e os alunos terão dificuldades porque não receberam conteúdos devido ao movimento do Cpers.

Paulo Périco criticou a proposta da entidade de classe ao Estado, mostrando que em nenhum momento ela defende a educação, os alunos e a categoria. Afirmou que o Cpers apenas tenta desgastar o governador José Ivo Sartori/PMDB.

Com números, o vereador argumentou que desde 2010 a educação tem aumento de recursos no orçamento, inclusive no governo de Tarso Genro. Para 2018, a previsão é de R$ 110 milhões para a educação.

O parlamentar ressaltou que, apesar do parcelamento, o governo não deixou de pagar salário de professores por nenhum mês, ao contrário do Rio de Janeiro que ficou quatro meses sem pagar a categoria. Citou exemplo para mostrar o esforço do governo gaúcho em relação a outro Estado.

Por fim, Paulo Périco mostrou que a cidade está perdendo turistas em relação a outros municípios da Serra. Citou o sucesso da Festuris, em Gramado, onde há participação de várias cidades e que Caxias do Sul não está participando. Também lembrou que Antônio Prado deve receber 20 mil visitantes na Fenamassa.

   

08/11/2017 - 11:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo