Voltar para a tela anterior.

Idealizado por Meneguzzi, aplicativo é vencedor do prêmio Projeto Inovador 2017

Disponível para smartphones, o app Acredita Caxias atingiu marca de 160 downloads e mais de 70% das demandas atendidas


Antes mesmo de completar 60 dias desde que foi lançado, o aplicativo Acredita Caxias, idealizado pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB, é um dos vencedores do prêmio Projeto Inovador 2017, promovido pela Rede Cidade Digital. A distinção será entregue a iniciativas que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que gerem resultados positivos para a gestão pública e vida dos cidadãos, durante o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, em São José dos Pinhais, nos dias 23 e 24 de novembro.

Inovadora, a tecnologia é pioneira no município, uma vez que permite aos cidadãos o envio de demandas sobre calçamento, segurança e iluminação públicas, direito do consumidor, dentre outros serviços, a qualquer hora, inclusive aos finais de semana. “Sempre temos algum dos membros da nossa equipe de plantão, que recebem as solicitações, já respondem aos usuários, que recebem notificações na tela do celular e fazem contato imediato com os secretários e equipes da prefeitura. Sabemos que a nós não compete a solução dos problemas, mas queremos ser um canal de proximidade com a comunidade de Caxias”, comenta Meneguzzi ao recordar que mais de 70% das solicitações dos usuários já foram atendidas.

A implantação desse software configura a abertura para um mandato digital. “Fizemos a inscrição, justamente para que a nossa ideia seja nacionalmente conhecida e possa ser implantada em outras cidades, seja pelo Executivo, seja pelo Legislativo. Para o bom atendimento das demandas que prezam pelo bem comum dos cidadãos. São 160 downloads, mas outras diversas pessoas que fazem contato para enviar demandas por telefone, e-mail e mesmo pessoalmente”, salienta o parlamentar.

De acordo com o Meneguzzi, o procedimento adotado pelo gabinete para a solução das demandas é registrar a demanda via protocolo no Alô Caxias, logo depois proceder com a expedição de indicação, que registra a solicitação no sistema da Câmara e é enviada ao Executivo, além de ofícios com fotos anexadas e outros materiais entregues pessoalmente nas secretarias competentes de cada denúncia. “É uma forma burocrática, mas de formalizar bem os pedidos da população. Aí temos a certeza de que documentos não faltam, para que possamos cobrar efetivamente as soluções”, justifica.

Além do app, o projeto Parlavox, implantado pelo setor de taquigrafia da Câmara, que objetiva mais transparência aos atos do Legislativo, também está entre os premiados.

Da mesma forma que o aplicativo Acredita Caxias, que foi financiado pelo próprio idealizador. Meneguzzi viajará para o evento com recursos próprios.

Contato para entrevistas: vereador Alberto Meneguzzi (54) 9 9185-7934 | (54) 9 9170-0259

07/11/2017 - 14:11
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo