Voltar para a tela anterior.

Neri O Carteiro propõe publicidade nos táxis

Parlamentar também usou tribuna para tratar do desemprego de operadores de sistema da Visate


Os táxis de Caxias do Sul poderão circular com publicidade nas portas dianteiras e no vidro traseiro. É o que prevê um projeto de lei do vereador Neri O Carteiro/SD, que nesta quarta-feira (01/11) tratou desse tema e do desemprego de operadores de sistema da Visate na Câmara Municipal.

Pela proposta do parlamentar, a publicidade nos táxis seria com placa em ímã nas portas dianteiras e com adesivo perfurite no vidro traseiro, para não atrapalhar a visão do motorista.

No caso das portas, a propaganda não poderia ocupar mais de 50%. Se desrespeitar essa norma, o taxista seria multado em R$ 500 e, se houver reincidência, em dobro, além de perder o direito da publicidade por um ano.

A fiscalização ficaria sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. A propaganda teria de ser registrada em cartório entre o taxista e o interessado na publicidade. Na avaliação do parlamentar, a lei beneficiaria os motoristas de táxi, que teriam um ganho extra, e também comerciantes e prestadores de serviços, que teriam um novo canal para divulgar seus produtos e trabalho.

O outro tema abordado por Neri foi a demissão de operadores de sistema da Visate. A empresa estaria substituindo esses trabalhadores por mais midibus, o modelo de serviço no qual o próprio motorista cobra a passagem. O vereador anunciou que pedirá informações à Secretaria dos Transportes e à Visate para saber se a concessionária cumpre a lei que limita o número de midibus na cidade.

Conforme Neri, a dispensa de operadores de sistema aumenta o desemprego no município, além de desqualificar o transporte coletivo urbano. O parlamentar observou que esse trabalhador também presta auxílios ao passageiro, como prestar informações. Salientou que, sem esse funcionário, o motorista cumpre dupla função, o que é ilegal e causa insegurança aos usuários.

O vereador também aproveitou seu espaço para defender que o passe livre, hoje oferecido no último domingo do mês, seja em um dia da semana. Na opinião de Neri, dessa forma, o benefício seria usado por pessoas que realmente necessitam do transporte, e não por uma parcela de baderneiros e pessoas embriagadas comum aos domingos.

01/11/2017 - 11:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo