Voltar para a tela anterior.

Ponto de safra na Praça Dante? Sim, sugestão de Meneguzzi foi aceita pelo Executivo

Parlamentar conversou com diversos comerciantes e encaminhou indicações à pasta da Agricultura


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB comemora a decisão do Executivo, em alterar o endereço do ponto de Safra, da Rua Bento Gonçalves para a Avenida Júlio de Castilhos, no calçadão da Praça Dante Alighieri, a partir do dia 27 de outubro. A mudança é uma antiga reivindicação dos pequenos agricultores que comercializam seus produtos, no centro de Caxias, e foi recolocada em pauta, pelo parlamentar, ainda em janeiro deste ano.

Após visitar o ponto de safra, que acontece sempre às sextas-feiras, das 5h30 às 16h, em 13 de janeiro, Meneguzzi entregou o documento, pessoalmente, à secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Camila Sandri Sirena. Dois meses depois, num evento, no plenário do Legislativo, o vereador fez novo pedido para que o município estudasse a viabilidade da transferência.

“É um passo importante a ser comemorado. Apesar de romper, em alguns momentos, com o setor agrícola, a Prefeitura acolheu essa sugestão, estudou e viu que é possível trancar uma das pistas da avenida Júlio, para que os comerciantes tenham mais espaço para expor os produtos, bem como, para que os consumidores tenham mais espaço para transitar e realizar suas compras”, explicou Alberto Meneguzzi.

O comércio direto apresenta vantagens como preços acessíveis e produtos frescos, além de proporcionar o contato direto entre produtor e consumidor final. A retomada da demanda surgiu na conversa entre o parlamentar e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR), Rudimar Menegotto, com o ex-vereador Raimundo Bampi/PSB.

Ponto de Safra

Surgido em 1997, o ponto de safra é realizado semanalmente, às sextas-feiras, das 5h30 às 16h, em três espaços determinados pela Secretaria Municipal da Agricultura. Além da Bento Gonçalves, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval, a feira acontece na Rua Treze de Maio, entre a Rua Sinimbu e Av. Júlio de Castilhos, e na Rua Moreira César, entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu. O formato de comercialização é de uma sacola por R$ 2,00. Hoje, o programa movimenta um volume médio de 90 mil sacolas por edição.

19/10/2017 - 18:37
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo