Voltar para a tela anterior.

Representante da Reciclacity apresenta o projeto “Uma Ceasa mais Limpa”

A iniciativa tem o objetivo de destacar a importância da matéria-prima orgânica


O representante da empresa Reciclacity, Maicon Venz, ocupou a tribuna do Legislativo caxiense, na sessão ordinária desta quarta-feira (18/10), para tratar do projeto “Uma Ceasa mais Limpa”. Ele ressaltou que toda matéria vegetal pode se transformar em adubos e fertilizantes. “É um projeto-piloto que fará dois anos em Caxias do Sul. Iniciou com a ideia de reutilizar todas as matérias-primas orgânicas da Ceasa: papelão, plástico e madeira”, explicou.

Antes do projeto, a Ceasa contava com apenas 20 metros quadrados de lixeira, o que impossibilitava a correta destinação, como contou Venz. Quando a iniciativa foi implantada, o número aumentou para 200 metros quadrados de lixeira. Conforme Venz, isso fez com que toda a limpeza da Ceasa começasse a funcionar de uma maneira diferente, ressaltando a importância da matéria-prima orgânica, na sociedade.

Ele relatou que a matéria-prima que vem da natureza se destina ao agricultor, chega a uma Ceasa e cai em um aterro. Salientou que essa maneira gera custo e um passivo ambiental para a sociedade. Enquanto isso, o projeto prevê que, ao chegar na Ceasa, seja possível separar o que é orgânico do que é seletivo, além do processo de compostagem e reciclagem. A matéria pode virar fertilizante, que volta para a natureza. Assim, é possível se trabalhar com uma economia circular.

Por fim, o representante convidou para o Seminário de Substâncias Húmicas, nos dias 20 e 21 de outubro, que deve discutir a viabilidade de uso sobre toda a substância húmica que é gerada hoje a partir do resíduo vegetal. “Vai estar em discussão como aplicar isso, o porquê de se aplicar, como a natureza absorve isso e toda a questão de uma nova cultura orgânica que está se formando em cima desse projeto”, comentou.

18/10/2017 - 16:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo