Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi estranha falta de transparência sobre investigação de negligência no SUS

Parlamentar entregou pedido de informações ao gabinete do prefeito e à pasta da saúde no início de setembro


Passados mais de 30 dias desde o protocolo dos ofícios que solicitavam informações sobre as mortes de Rosalina Slongo e Aura Gonçalves Gil, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB estranha a falta de transparência do Executivo, o qual sequer enviou resposta. Os documentos foram recebidos na quarta-feira (06/09), pelo gabinete do prefeito Daniel Guerra/PRB e no dia 11 do mesmo mês pela Secretaria Municipal da Saúde, endereçado à chefe da pasta, Deysi Piovesan.

Na carta, o parlamentar onde questionava sobre os processos de investigação e sindicância abertos na administração para apurar as mortes de Rosalina Slongo, 77 anos e Aura Gonçalves Gil, aos 80 anos. Ambas vieram a óbito em 30 de junho e 26 de julho, respectivamente, e foi levantada suspeita de negligência nos atendimentos. “Nos dois casos, encaminhei ofício à Secretaria Municipal da Saúde, para que abrisse sindicâncias que pudessem apurar os fatos e punir os culpados, mas sem qualquer informação ou acesso aos prontuários, ainda na época acionei o Ministério Público. É estranho que o Executivo não responda um ofício sobre assuntos tão sérios”, comenta Meneguzzi.

Nos documentos encaminhados constavam questões sobre os resultados das investigações sobre os óbitos e, no caso de Rosalina, porque a Secretaria não assinou a liberação do corpo, tampouco encaminhou ao vereador os prontuários, conforme solicitação. Meneguzzi pergunta, ainda sobre a atuação da pasta em prestar esclarecimentos e auxílios às famílias das vítimas.

“Quando a dona Rosalina faleceu, tive a informação que ela aguardou leito por três dias, no Postão. Pedi se foi isso mesmo que aconteceu e se dali em diante a Secretaria da Saúde tomou providências para evitar casos como este. A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, da qual faço parte, recebe diversas denúncias de negligência nos atendimentos. São vidas, não podemos brincar”, salienta o parlamentar.

Caso as respostas não cheguem até a próxima segunda-feira (16) o parlamentar irá formular um pedido de informações oficial, que deverá ser votado no plenário da Câmara nos próximos dias.

Contato para entrevistas: vereador Alberto Meneguzzi (54) 9 9185-7934 | (54) 9 9170-0259

13/10/2017 - 11:21
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo