Voltar para a tela anterior.

Kiko participa do Seminário da Pessoa Idosa

Outubro, que é o mês do idoso, abriu com seminário que alertou sobre o endividamento das pessoas mais velhas


O vereador Kiko Girardi/PSD esteve no Seminário da Pessoa Idoso, que ocorreu na última segunda-feira (02) na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Caxias do Sul. Kiko, que é presidente da Comissão do Idoso da Câmara, acompanhou os debates, que tiveram como tema principal o endividamento de idosos, golpes e violência financeira.

Uma pesquisa realizada pelo professor Eduardo Schmitz, feita em diversas cidades brasileiras, menciona que, a partir dos 60 anos de idade, uma pessoa é considerada idosa. Em Caxias do Sul, são pelo menos 60 mil idosos. Nesse sentido, a situação que mais preocupa quando o assunto é o idoso são o aumento dos financiamentos consignados que aumentou, nos últimos três anos, 27% no país. 

Caxias tem 14% de idosos endividados. O levantamento também diz que os empréstimos, na maioria das vezes, não são para si mesmos, mas para familiares, com o objetivo de ajudar um ente próximo. Quase todos os dias idosos recebem ligações de instituições financeiras de todo o Brasil. Muitos idosos queixam-se de "tortura ao telefone" e dizem que há bandidos dentro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que passam dados para instituições. Os idosos também têm se queixado de situações diversas, constrangimentos e perturbações.

A Câmara Municipal terá atividades relacionadas ao Mês do Idoso. Na próxima sexta-feira (06), o Anfiteatro da Casa receberá a plenária do Conselho Municipal do Idoso, com início a partir das 8h30min. Na reunião serão discutidos assuntos relacionados à proteção dos idosos.

04/10/2017 - 12:22
Gabinete do Vereador Kiko Girardi/PSD
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo