Voltar para a tela anterior.

Vereadores prestigiam 11ª Primavera de Museus

Parlamentares visitaram institutos, memorial e museu para valorizar turismo da cidade


Em apoio ao Circuito Turístico Nacional da 11ª Primavera de Museus e para valorizar o turismo da cidade, vereadores e assessores políticos percorreram cinco pontos de visitação de Caxias do Sul nesta sexta-feira (22/9).

A programação fez parte do programa Visitas Legislativas e incluiu o Museu Municipal, o Instituto Bruno Segalla, o Instituto Hércules Galló, o Memorial Gazola e o Instituto Memória Histórica Cultural da UCS.

No Museu Municipal, o grupo conheceu o acervo dos colonizadores italianos e seus costumes. Também recebeu informações sobre a colonização e da cultura indígena, por meio de seus vestígios encontrados na região.

No Instituto Bruno Segalla, que fica no Campus 8 da UCS, os parlamentares tiveram acesso à arte do escultor caxiense morto em 2001. Viram suas obras e história. Também receberam informações sobre os projetos sociais e de geração de trabalho do instituto.

Em Galópolis, o grupo visitou o Instituto Hércules Galló, onde percorreu as duas casas do imigrante italiano que viraram patrimônio e foram restauradas. Por meio da indústria têxtil, Galló foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da cidade. As casas mostram a história da família e no futuro serão cenário de exposições tecnologias de som e imagem.

No Memorial Gazola, os vereadores viram o acervo da extinta metalúrgica, famosa pela produção de cutelaria e pela explosão quando produzia bombas na Segunda Guerra Mundial. O memorial está sendo preparada para virar museu. Já tem 1,2 mil peças catalogadas, 30 mil documentos e passa por uma recuperação de utensílios e equipamentos.

No Instituto Memória História Cultural da UCS, os parlamentares conheceram o programa de recuperação e preservação de processos do judiciário, o laboratório de ensino e pesquisas em arqueologia, o centro de documentos da UCS e o acervo de películas de cinema. O instituto trabalha na coleta, organização e preservação de materiais que tenham significado histórico.

Essa edição do Visitas Legislativas teve a participação do presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/PMDB, de Chico Guerra/PRB, Alceu Thomé/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Paula Ioris/PSDB, Edson da Rosa/PMDB e Velocino Uez/PDT, e de representantes dos institutos, do museu e do memorial visitados.

 

Fotos: Clever Moreira

22/09/2017 - 19:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo