Voltar para a tela anterior.

Presidente do Legislativo recebe embaixadora do Senegal

Fatoumata Binetou Correa pediu apoio da Câmara Municipal na solução de problemas dos imigrantes


A inclusão dos imigrantes senegaleses em Caxias do Sul foi assunto nesta segunda-feira (18/9) na Câmara Municipal. Para tratar do tema, o presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB, recebeu a embaixadora do Senegal no Brasil, Fatoumata Binetou Correa, acompanhada de uma comitiva do país africano.

A dificuldade de trabalho dos senegaleses, principalmente devido a problemas na relação com fiscais do Município, é um dos motivos da presença da embaixadora na cidade.

Fatoumata disse a Felipe que veio pessoalmente conhecer os problemas dos imigrantes e pedir apoio a autoridades caxienses porque de Brasília, devido à distância, fica mais complicado buscar soluções.

A embaixadora informou que Senegal trabalha para ter um consulado em Porto Alegre, o que facilitaria o atendimento aos imigrantes estabelecidos em Caxias do Sul.

A comunidade desses africanos na cidade é de cerca de 600 pessoas. Já foi de 2 mil, mas teve redução devido à crise e à falta de oportunidades.

Felipe Gremelmaier respondeu a Fatoumata que a Câmara Municipal apoia a causa senegalesa e está aberta a auxiliá-la.

“O Legislativo colabora por meio da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, cede espaços aos movimentos dos senegaleses e sempre buscará melhorias nas questões dos serviços públicos. Caxias do Sul tem condições de abrigar imigrantes. Assim como brasileiros ocupam espaço fora do país, é natural recebermos pessoas de fora. Temos de entender esses movimentos”, declarou o presidente.

Também participaram da audiência Abdoulat Ndiaye, presidente da Associação dos Imigrantes Senegaleses, e Gilson Cordeiro, coordenador da Coordenadoria de Igualdade Racial.

 

18/09/2017 - 13:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo