Voltar para a tela anterior.

Oito denúncias marcam primeira semana do aplicativo Acredita Caxias

Ferramenta atingiu a marca de 70 downloads no sistema Android e em breve estará disponível para IOS


O aplicativo Acredita Caxias lançado na segunda-feira (11/09) pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB atingiu, neste domingo (17), a marca de 70 downloads em smartphones com sistema operacional Android. Nos próximos dias os usuários da tecnologia IOS da Apple também terão acesso à ferramenta. A primeira semana do algoritmo foi marcada pela chegada de oito denúncias.

A primeira, ainda no dia 11, dava conta de canos de esgoto rompidos na avenida São Leopoldo, próximo a uma casa de lanches. O líquido, vindo de uma residência localizada sobre um barranco, escorria pelo passeio público e pela pista de rolamento. Depois de registrar a denúncia pelo Alô Caxias, a equipe de Meneguzzi encaminhou ofícios à Secretaria do Urbanismo e À Secretaria de Obras, para que o município encontre a melhor forma de resolver o problema, seja via notificação aos proprietários, seja por meio de conserto.

Duas queixas com relação a atrasos no transporte coletivo também foram registradas. Uma delas referente à Linha 23 do bairro Santa Lúcia e outra da Linha 57 que transita pelo bairro Serrano. Nesta última, a passageira aguardou o ônibus por 1h20 e ao chegar e perceber que o veículo estava superlotado, após reclamação da usuária, o motorista teria lhe dito “vai de Uber”. Ambas tiveram registro pelo Alô Caxias e a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade foi oficiada para que investigue e puna os responsáveis.

Outras duas denúncias foram registradas por moradores do bairro Cidade Nova sobre o acúmulo de lixo e o odor oriundos da estação de transbordo localizada no aterro São Giácomo. Logo que recebeu as demandas, o gabinete do vereador solicitou a atenção urgente da Secretaria do Meio Ambiente, via Alô Caxias, bem como a retirada imediata dos resíduos, Na tarde do sábado, 16 de setembro, o local foi limpo e os resíduos foram levados ao aterro sanitário no Rincão das Flores.

Na rua Pedro Tomasi, no bairro Exposição, uma árvore exuberante é a causa da preocupação dos vizinhos. A base da planta está tomada pelos cupins e ela pode vir ao chão com qualquer vento mais expressivo, colocando em risco a vida dos pedestres e moradores em risco. Após contato direto com a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, e com o setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ), o vereador foi informado que está autorizada a supressão do vegetal, o que deve acontecer nos próximos dias.

Uma moradora da rua Júlio Calegari enviou, via Acredita Caxias, a solicitação de implantação de um abrigo em ponto de ônibus da referida via, no bairro Esplanada. Ali, mais de uma dezena de pessoas aguardam, sobretudo nos horários de pico, o transporte coletivo. No entanto, durante todo o dia, muitas pessoas utilizam a parada, sob chuva ou sol excessivos. O vereador fez a solicitação diretamente à pasta do Trânsito, por meio de ofício.

Durante a tarde de sábado, uma moradora das proximidades do prédio da Maesa utilizou o app para pedir o fechamento de “fendas” abertas no asfalto do cruzamento das ruas Plácido de Castro e Treze de Maio, no bairro Exposição. De acordo com ela, os valos foram abertos há uma semana e foram cobertos com terra e pedras. Com a chuva do final de semana, o material ficou compactado e estava prejudicando o trânsito, podendo também causar danos aos veículos. De pronto a equipe fez contato com o secretário de Governo, Luiz Caetano, que comunicou o encaminhamento de uma equipe para verificar o que poderia ser feito de forma emergencial, até o fim da precipitação chuvosa para depois fazer o devido fechamento.

O que é esse aplicativo?

O aplicativo Acredita Caxias surgiu para facilitar o acesso da população ao gabinete e dar acompanhamento efetivo às demandas e pedidos da comunidade, além de poder fiscalizar as linhas do transporte coletivo. Depois de fazer o download gratuito, em seus smartphones, e realizarem um cadastro simples, com nome, e-mail e telefone, os cidadãos poderão fotografar a situação que necessita de encaminhamento, preencher um pequeno histórico do problema e enviar para o gabinete.

Como funciona o Acredita Caxias?

Depois de fazer o download nas lojas da Google e da Apple, o usuário faz um pequeno cadastro com e-mail e senha. Além disso, pode fazer login a partir da conta do Facebook. Depois, basta clicar no centro da tela inicial do app, no espaço "denunciar" e preencher alguns campos básicos. O Acredita Caxias permite fotografar a situação que necessita de encaminhamento, preencher um pequeno histórico do problema e enviar para o gabinete, bem como inserir o protocolo do Alô Caxias, se o cidadão já tiver realizado o registro.

Contato para entrevistas: vereador Alberto Meneguzzi (54) 9 9185-7934 | 9 9170-0259

18/09/2017 - 09:53
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo