Voltar para a tela anterior.

Velocino representa o Legislativo no XX Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias

Degustação comentada e apresentação dos premiados no evento ocorreu na noite desta quarta, no Restaurante Tulipa


O vereador Velocino Uez/PDT representou o Legislativo Caxiense, na noite desta quarta-feira (14/09), na degustação comentada e apresentação dos premiados no XX Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias, no Restaurante Tulipa, nos Pavilhões da Festa da Uva.

Os melhores vinhos produzidos na Serra Gaúcha passaram por um teste de fogo na noite de ontem. Ao menos 12 vinhos e dois sucos de uva foram avaliados por especialistas da bebida. O evento foi organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), com a Rede de Vinícola de Caxias do Sul (Revinsul) e contou com sete sommelieres que degustaram e comentaram a produção servida durante o evento.

Participaram do concurso 36 vinícolas, que forneceram 193 amostras de sete categorias: tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, tinto vinífera engarrafado e suco de uva.

O evento teve como objetivo divulgar a produção local e valorizar os vinhos produzidos pelas empresas da região, além de aproximar a comunidade das técnicas de degustação. Durante a amostra os participantes provaram os vinhos enquanto os especialistas convidados comentaram e auxiliaram o público para identificar as características de cada vinho e suco.

Para Velocino, é muito gratificante ver famílias inteiras participando desse evento, incluindo crianças e adolescentes, que receberam os troféus, numa demonstração da força da vitivinicultura familiar. 

Conforme o diretor técnico do Ibravin, Leocir Botega, o ranking das cinco cidades onde mais se produz e processa uvas tem a cidade Bento Gonçalves, liderando com uma produção de 116,392,645 kg, 15,5% da produção. A segunda colocada é Flores da Cunha, com uma produção de 109,773,407 kg, 14,6%. Na terceira colocação do ranking está Farroupilha com uma produção de 67,600 kg. Na quarta e quinta colocação está Caxias do Sul com uma produção de 56,152, 417 kg 7,5% da produção e Garibaldi com 52.032 kg, o que representa 6,9% da produção neste ano.

15/09/2017 - 11:22
Gabinete do Vereador Velocino Uez/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo