Voltar para a tela anterior.

Conselho da Empresária da CIC recebe homenagem

Por iniciativa da vereadora Paula Ioris/PSDB, o grupo feminino teve reconhecimento pelos 20 anos de atuação


Com 20 anos de atuação, o Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul foi homenageado nesta terça-feira (12/9) pela Câmara Municipal. A iniciativa da vereadora Paula Ioris/PSDB teve aprovação unânime do parlamento.

Baseado na missão da CIC e na liberdade de empreender, o Conselho da Empresária incentiva o compartilhamento de experiência entre empresárias da indústria, comércio, serviços e profissionais liberais.

O grupo desenvolve ações para aproximar o público feminino da CIC nas reuniões-almoço, palestras e outras atividades. Os trabalhos envolvem projetos de conhecimento empresarial, cultural, social, político e econômico.

Em seu discurso, a vereadora Paula Ioris destacou que o trabalho do conselho vai ao encontro de uma de suas causas políticas: a autonomia feminina. A parlamentar fez um resgate histórico da participação da mulher na sociedade, desde a exclusão em relação ao homem até a conquista de cada vez mais espaço.

Mas ressaltou que há grande caminho a percorrer contra discriminação, violência e desrespeito. Porém, para isso, conforme Paula, o gênero feminino precisa ser fortalecido por meio da “sororidade”. O termo diz respeito à união e aliança entre mulheres, tendo como base empatia e companheirismo, para alcançar o bem comum a todas, sem distinção.

 “A liderança feminina deve estar não mais atrás da masculina, muito menos na frente para corrigir o passado. Mas lado a lado, porque as duas se complementam e são necessárias. Hoje, as organizações são mais planas e interconectadas. Por isso, precisam da colaboração, sensibilidade e consenso que são associados mais ao feminino”, declarou a vereadora.

Presidente do Conselho da Empresária, Zeli Dambrós agradeceu às mulheres visionárias que deram origem ao grupo e a dirigentes da CIC que deram a elas a oportunidade.

Lembrou que essas conselheiras participaram de importantes decisões e que já desenvolveram mais de 700 ações. Zeli destacou que o Banco da Mulher da CIC também tem 20 anos e que mais da metade das micro e pequenas empresas caxienses são administradas por mulheres.

Em nome do Poder Executivo, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Carlos Heinen, ex-presidente da CIC, declarou que a força feminina caxiense vem desde a imigrante italiana Gigia Bandera.

Agradeceu o Conselho da Empresária por ele servir de exemplo para composição de grupos semelhantes em outras cidades e pelo empenho no desenvolvimento de  causas nobres e sociais de Caxias do Sul.

O presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB, ressaltou a vanguarda e a referência do Conselho da Empresária da CIC em incentivar mulheres e fomentar conhecimento e empreendedorismo.

A cerimônia foi acompanhada por conselheiras, ex-conselheiras e empresárias. Na mesa do plenário, além do presidente da Casa, estava o segundo secretário, vereador Renato Oliveira/PCdoB, a presidente do Conselho da Empresária, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, e a vice-presidente da CIC, Shirlei Omizzolo. Estiveram presentes os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Paulo Perico/PMDB e Velocino Uez/PDT.

 

   

 

 

 

 

12/09/2017 - 20:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo