Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo comemora boa avaliação do SIM Caxias

Números de levantamento mostram que o Sistema é bem avaliado e que maioria da população consultada desaprova alterações feitas pela prefeitura no inicio do ano


O vereador Gustavo Toigo/PDT repercutiu, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (06/09), os números de um levantamento da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Caxias do Sul (Assutran), divulgados na última terça-feira (05/09). A entidade quis saber a opinião dos caxienses a respeito do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias), em operação há um ano e quatro meses, além de colher diversas avaliações a respeito do serviço.

Realizada entre os dias 23 e 26 de agosto, nas EPIs Floresta e Imigrante e nos principais pontos de embarque e desembarque da área central, a pesquisa entrevistou 16.774 usuários (9.052 mulheres e 7.722 homens). Do total de pessoas consultadas, 16.508 (98,4%) disseram economizar passagens por meio da integração tarifária; 16.356 (97,2%) afirmaram que o SIM melhorou o seu tempo de deslocamento e 16.065 (90%) responderam que as viagens ficaram mais ágeis. Nos horários de pico, o SIM foi avaliado como “bom” por 13.790 pessoas (83,3%).

Toigo destacou que os resultados da pesquisa mostram que o SIM foi uma decisão bem acertada pela gestão de Alceu Barbosa Velho/PDT à frente da Prefeitura de Caxias do Sul (2013-2016). O parlamentar destacou que o Sistema foi muito bem planejado para qualificar o transporte coletivo do município. Nesse sentido, afirmou que é obrigação do poder público oferecer um transporte de qualidade para todos e que o coletivo deve se sobrepor ao individual.

O pedetista disse que a decisão de criar um segundo corredor e de proibir a conversão à direita em alguns cruzamentos das ruas Pinheiro Machado e Sinimbu foi correta. Ele mencionou que, na esquina da Sinimbu com a Garibaldi, o número de acidentes caiu 60%. Toigo também comentou a respeito da velocidade operacional dos ônibus que circulam pelo Centro: antes do SIM, a velocidade era de 3 km/h e, após, passou a ser de 20 km/h.

No entanto, Toigo alerta que a velocidade dos ônibus pode ter diminuído, já que a administração municipal, neste ano de 2017, liberou boa parte das conversões à direita e passou a não destinar de forma exclusiva o segundo corredor a veículos do transporte coletivo. O reflexo das alterações feitas pela prefeitura evidenciou-se em um número negativo na pesquisa da Assutran: 15.104 entrevistados (90%) dizem não concordar com elas. Essas mudanças incluem a liberação de alguns cruzamentos e o fim da exclusividade para ônibus do segundo corredor.

Ao corroborar as colocações de Toigo, Elói Frizzo/PSB afirmou que, quando passar “a paixão pelo debate eleitoral”, a população vai reconhecer ainda mais o SIM Caxias. Ele também lamentou o que chamou de depreciação e posturas impróprias do prefeito Daniel Guerra/PRB, que, durante a campanha eleitoral de outubro passado, definiu a construção dos corredores de ônibus como “corredor da Visate”.

Paulo Périco/PMDB lembrou que nem todos os cruzamentos com as ruas Pinheiro e Sinimbu foram liberados para conversão à direita. Criticou o fato de as placas que orientam o motorista a não converter são muito pequenas e colocadas após os cruzamentos, quando muitos motoristas já cometeram a infração. Périco citou como exemplo a esquina da Pinheiro com a Marechal Floriano e disse ter percebido que, no local, há presença constante da Fiscalização de Trânsito, que multa diversos condutores. Nesse sentido, o peemedebista criticou o que definiu como “indústria de multas arrecadatórias”.

06/09/2017 - 14:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo