Voltar para a tela anterior.

Câmara presta homenagem a uma instituição mais que especial: Escola João Prataviera

Sugerida pelo vereador Paulo Périco/PMDB, a distinção pelos 55 anos da unidade foi entregue nesta quarta-feira (06/09) numa cerimônia emocionante


O Legislativo de Caxias do Sul prestou, nesta quarta-feira (06/09), homenagem para uma instituição de ensino que faz seus alunos brilharem: a Escola Estadual Especial João Prataviera. Sugerida pelo vereador Paulo Périco/PMDB, a distinção pelos 55 anos da unidade foi entregue nesta quarta-feira (06/09) numa cerimônia comovente, conduzida pelo presidente Felipe Gremelmaier/PMDB.

A apresentação artística da solenidade ficou por conta dos próprios estudantes e professores. Ao cantarem a música “Cuida de mim”, levaram a plateia e os vereadores a se entregarem para a emoção e enfatizaram o sentido do lema da escola: “O sol brilha para todos”.

Em nome do Parlamento, o vereador Paulo Périco fez um histórico da instituição, que entrou em funcionamento em 5 de setembro de 1962 (via decreto estadual 14.115), por alguns anos funcionou junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e, hoje, atende a 137 estudantes com um quadro funcional composto por 17 professores e cinco funcionários.

O parlamentar recorda que se aproximou mais do colégio quando esteve no comando da 4ª Coordenação Regional da Educação (CRE). “Impossível não se comover com o carinho dos alunos e com quem trabalha na escola. A direção e toda a equipe funcional merecem nosso respeito e admiração”, frisou.

Após receber a placa da homenagem, a diretora Irene Maria Armiliato Boeira entoou agradecimentos e elogios a quem, como ela, se dedica para que a escola siga na missão de compartilhar aprendizado, dignidade, respeito e convivência com crianças e adolescentes com deficiência. Ao mesmo tempo, destacou que a sociedade ainda não enxerga a Escola Estadual Especial João Prataviera na grandiosidade de sua atuação.

“Cinquenta e cinco anos significam uma vida ajudando a organizar mentes e a exercitar a solidariedade. Nossa escola existe até hoje pela persistência e insistência de pais e professores. Precisamos de um olhar diferenciado porque nossos alunos fazem parte desta cidade”, considerou.

De acordo com a diretora, há parcerias com entidades e órgãos públicos que auxiliam muito no desenvolvimento dos estudantes por meio do esporte, da cultura e do lazer. “Quando o aluno chega à escola com uma medalha, mesmo que seja somente de participação, a gente não consegue avaliar pedagogicamente esse retorno diante da alegria e do entusiasmo dele. Só sabemos que aquela conquista tem um pedacinho de cada um (pais, professores, funcionários e entidade parceira) – observa Irene.

Representando o prefeito Daniel Guerra/PRB, o secretário municipal da Habitação e vereador licenciado Elisandro Fiuza/PRB valorizou as pessoas que atuam na escola: “É uma vocação executar um trabalho tão especial assim”.

Durante a solenidade, no telão, foi passado um vídeo, registrando diversas atividades com os estudantes. Muitas imagens mostraram eles em competições esportivas e apresentações culturais, em sala de aula, nos demais espaços da escola e também em ambientes externos. Filhos do patrono que dá nome à escola, João Prataviera, marcaram presença na cerimônia.

Além do vereador Périco, assinaram o requerimento 131/2017, que propôs a homenagem, os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Clair (Kiko) Girardi/PSD, Edson da Rosa/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/PMDB, Ricardo Daneluz/PDT e Velocino Uez/PDT.


SOBRE A EEE JOÃO PRATAVIERA

- Foi oficialmente criada em 5 de setembro de 1962, com o nome de Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Caxias do Sul. Anos depois, passou a se chamar Escola Estadual Especial João Prataviera, a fim de homenagear João Prataviera, que sentiu a necessidade de criação de um espaço, para atender pessoas com deficiência.

- Atualmente, tem na direção Irene Maria Armiliato Boeira e funciona na Rua Visconde de Pelotas, 2156, bairro Pio X, em Caxias do Sul. Ao todo, 17 professores e cinco funcionários trabalham na instituição, que atende 137 alunos.

06/09/2017 - 13:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo