Voltar para a tela anterior.

Líderes repercutem pacote de obras do governo na região

Bandeira comemora rotatória de acesso a Fazenda Souza na Rota do Sol


O anúncio do Governo do RS destinando investimentos em acessos viários a comunidades do interior do município, especialmente com rotatória entre a Rota do Sol e Fazenda Souza, foi comemorado pelo vereador Arlindo Bandeira/PP no espaço das manifestações de líder da Sessão Ordinária desta quarta-feira (6). 

O parlamentar agradeceu ao deputado Pedro Westphalen, de seu partido, Secretário de Transportes do RS, a quem havia encaminhado o pleito no dia 20 de maio, e que lhe comunicou pessoalmente a assinatura do contrato para início da rotatória. Resgatou sua luta pela construção de acessos às comunidades, sejam como rotatórias, sinaleiras, elevadas e túneis. Mencionou ainda os pedidos que protocolou junto ao governo e que incluem o acesso a Forqueta pela RS 122, da rua Atilio Andreazza pela 453, além da festejada construção da rotatória da Fazenda Souza na Rotado Sol.

O pronunciamento de Bandeira suscitou uma sequência de apartes. Adiló Didomênico, do PTB, aproveitou para pedir a mediação do Progressista por melhorias urgentes no acesso localizado junto ao “viaduto torto”, na RS-122, em péssimas condições de limpeza, postes caídos e placas de sinalização comprometidos. O vereador Neri O Carteiro/SD aplaudiu o anúncio, enquanto Ricardo Daneluz/PDT “tirou o chapéu” para o governador pela prioridade que deu às obras que o interior esperava, mesmo diante de tantos problemas financeiros.

Em sua fala como líder do PSB, o vereador Édio Elói Frizzo fez questão de realçar figuras que lutaram pelo asfaltamento do trecho da Rota do Sol e a ligação com Fazenda Souza, como os governadores Collares e Olívio e o deputado Luiz Carlos Festugatto. Mas, embora reconhecendo a importância da iniciativa do governo do Estado, considera que a rotatória é um paliativo. A solução definitiva para a travessia que o parlamentar busca, há tempos, é a construção de um túnel de passagem, mesmo que a conclusão da obra demorasse mais.

Pregou a necessidade de priorizar agora a travessia da RS 122 à altura do bairro Santa Fé. Com a retirada das famílias instaladas às margens da rodovia e realocadas no Residencial Rota Nova, o vereador entende que é tempo de colocar em andamento o convênio que permitirá ao município construir a travessia. Finalizou sua fala cumprimentando os vereadores pela maturidade com que votaram pela não admissão do impeachment do prefeito na sessão da terça-feira. E salientou que a decisão não tem nada a ver com receio eleitoral em aceitar o pedido.  

Em seu aparte, o líder do PMDB, vereador Paulo Périco, salientou a importância do anúncio do governador Sartori, mesmo concordando que a situação ideal seria um túnel de passagem, mas pela sensibilidade em atender demanda de tantos anos. O vereador Alceu Thomé/PTB, em seu aparte, pediu atenção especial e urgente à iluminação da rotatória da BR-116 com a Rota do Sol em São Ciro, região onde também são péssimas as condições de iluminação das paradas de ônibus, sem que se saiba de quem é a responsabilidade pelo conserto e manutenção.

06/09/2017 - 12:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo