Voltar para a tela anterior.

Padre Orides Ballardin é Cidadão Caxiense

Grande defensor da beatificação do Padre João Schiavo recebeu título sugerido por Gustavo Toigo/PDT


O mais novo Cidadão Caxiense é o padre Orides Ballardin, 80 anos, homenageado na noite desta terça-feira (5/9) no plenário da Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Gustavo Toigo/PDT, a entrega do título ao religioso teve aprovação unânime do Legislativo.

Em seu discurso, o parlamentar destacou que Orides Ballardin é o grande defensor da beatificação do padre João Schiavo, um acontecimento inédito em Caxias do Sul, marcado para 28 de outubro deste ano nos Pavilhões da Festa da Uva.

Com a irmã Elisa Rigon e o padre Agostino Montan, Orides Ballardin escreveu a biografia do padre Schiavo. Buscou informações sobre a vida do religioso, procurou documentos, conversou com pessoas que relataram graças alcançadas, foi o intermediador de encontros no Vaticano e é um dos divulgadores da beatificação.

“Temos a satisfação de homenagear uma pessoa capaz de instigar e encorajar os valores que cada um possui dentro de si. Vivemos tempo de sonhar. Precisamos de pessoas que nos façam olhar para além daquilo que temos diante dos olhos. Pessoas que nos permitam pensar que vale a pena acreditar que o amanhã será melhor do que o hoje”, declarou Toigo sobre o homenageado.

Orides Ballardin nasceu em Campestre da Serra, perto de Vacaria, em 6 de janeiro de 1937. Filho de Orlando Ballardin e de Angelina Argenta, ingressou no Seminário Josefino de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, em fevereiro de 1947. Foi ordenado sacerdote em Viterbo, na Itália, em 1960. Atuou em Porto Alegre e em Fazenda Souza, e foi conselheiro-geral em Roma e provincial na Argentina e no Chile.

De 2001 a 2010, o religioso coordenou a Casa da Juventude de Caxias do Sul. Em 2010, foi transferido para a Casa Geral em Roma e nomeado pela Congregação das Causas dos Santos.

Da tribuna, o Cidadão Caxiense contou sobre a experiência de ter convivido e ser incentivado por Padre João Schiavo, de quem leu mais de 700 cartas nas quais ele mostrou ser um homem de devoção, de enorme coração, humanitário e espiritualizado.

Padre Orides Ballardin destacou sua maior satisfação. A de ter conhecido em vida cinco religiosos hoje santificados: João XXIII, João Paulo II, Paulo VI, Madre Teresa de Calcutá e Padre João Schiavo. Em seu discurso, pediu que a sociedade valorize os jovens, os pobres e a família.

“O valor do Brasil e de uma nação não está no dinheiro, mas na grandeza dos homens. Não adianta culpar políticos, professores ou seja quem for pelos problemas. Cada um de nós tem responsabilidades”, declarou.

Em representação ao Poder Executivo, a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Rosana Santini Menegotto, ressaltou o dom de Padre Orides Ballardin de desenvolver aprendizado e sensibilidade para saber o que as pessoas precisam, seja uma palavra de conforto, paz ou apoio.

“O senhor é agraciado por Deus por revitalizar sonhos”, destacou.

O presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB, comentou que o homenageado deu uma aula de humildade na sessão solene.

“O senhor nos mostrou a importância da juventude e de sermos solidários. Também que ninguém faz nada sozinho e que devemos fortalecer a maior das instituições: a família”, declarou o presidente.

A homenagem teve apresentação do Coral Típico Italiano Ana Rech e foi acompanhada por um público que lotou as cadeiras. Além de Felipe e do homenageado, estavam na mesa do plenário a 1ª secretária da Casa, vereadora Paula Ioris/PSDB, e o provincial dos Josefinos de Murialdo, padre Antônio Lauri de Souza.

Também acompanharam a sessão os vereadores Alceu Thomé/PTB, Ricardo Daneluz/PDT, Velocino Uez/PDT, Alberto Meneguzzi/PSB, Renato Oliveira/PCdoB, Édio Elói Frizzo/PSB e Neri O Carteiro/SD.

 

05/09/2017 - 20:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo