Voltar para a tela anterior.

Gladis Frizzo desabafa por sedes de Amobs

Parlamentar pede sensibilidade do prefeito para que associações não percam seus espaços comunitários


Preocupada com notificações extrajudiciais do Poder Executivo requerendo áreas públicas das Associações de Moradores de Bairros (Amobs), a vereadora Gladis Frizzo/PMDB ocupou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (5/9). A parlamentar pediu sensibilidade ao prefeito Daniel Guerra/PRB, para que ele conheça a história e o esforço dessas comunidades antes de tomar esse tipo de decisão.

Em forma de desabafo, a peemedebista usou como exemplo primeiro a situação da Morada do Sol, já notificada para em 30 dias desocupar um espaço onde fica o Clube de Mães Sagrado Coração de Jesus.

Formada por 18 mulheres voluntárias, a entidade auxilia pacientes do Hospital Geral com roupas, doa cobertores para asilos e vende artesanato para pagar a energia elétrica da sua sede. Gladis ressaltou que a Amob Morada do Sol obteve matrícula para ocupar o terreno, portanto, está legalizada.

Na sequência, a vereadora falou da situação do Desvio Rizzo, região na qual ela reside há anos e participou de movimentos para a comunidade conquistar espaço para construir o Clube de Mães Santa Rita de Cássia, a creche, entre outros espaços.

Com reportagens de jornais desde os anos 1980, a parlamentar mostrou essa trajetória e o esforço para arrecadar fundos por meio de gincanas, doação de materiais de construção, jantares, bingos e outras ações, para construir espaços comunitários e oferecer serviços.

Gladis Frizzo declarou que o Clube de Mães Santa Rita de Cássia não foi notificado para deixar a área, mas teme que isso se concretize. Ressaltou que a mobilização do Desvio Rizzo ganhou força graças à lei 3.550/1990, sancionada por Mansueto de Castro Serafini Filho, que o transformou em região administrativa.

Na avaliação da parlamentar, o ato do Executivo com a desocupação dessas áreas apagará a história da caminhada e da luta comunitária. Por isso, apela para que o prefeito conheça cada Amob, para saber do esforço das pessoas, antes de tomar tal medida.

Em aparte, Édio Elói Frizzo lembrou que 60 comunidades correm esse risco e considerou desrespeito de Daniel Guerra. Observou que a atitude não se justifica, salvo alguma exceção por diretoria de Amob usar a estrutura em benefício próprio.  

O vereador Paulo Perico/PMDB ressaltou que qualquer governante, além de ouvir o recado das urnas que o elegeram, deve ouvir permanentemente os eleitores. Portanto, antes de exigir as áreas, Daniel Guerra precisa conhecer cada comunidade.

Gladis Frizzo comentou que o Poder Público não tem condições de suprir todas as necessidades dos bairros. Por isso, necessita dos conselhos gestores para cuidar dos parques, dos centros comunitários, das escolas e de outras áreas comunitárias. E finalizou:

“É preciso respeitar as comunidades, aproximar-se e compreender a história de cada uma delas.”

Edson da Rosa/PMDB também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Santa Rita de Cássia, principalmente na administração da escola da educação infantil.

05/09/2017 - 10:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo