Voltar para a tela anterior.

Padre Paulo Venturin recebe título de Cidadão Caxiense

Natural de Antônio Prado, religioso tem atuação destacada pela Serra


Natural de Antônio Prado, o padre Paulo Venturin recebe o título de Cidadão Caxiense às 19h30min desta quinta-feira (31/8). Por iniciativa do vereador Velocino Uez/PDT, a homenagem ao religioso foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal na sessão ordinária de 8 de agosto.

Paulo é o oitavo dos 12 filhos do casal José e Domingas Raquel Renosto Venturin, sendo gêmeo de Pedro. Nasceu em 10 de janeiro de 1960. Admirou o sacerdócio desde cedo, inspirando-se em frei Casemiro Zaffonato. Em 1983, aos 23 anos, ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, convidado pelo bispo Dom Paulo Moretto e pelos padres Júlio Giordani e João Bosco Schio.

Paulo se graduou em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Foi ordenado padre em 8 de janeiro de 1995, aos 34 anos, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, Igreja Matriz de Antônio Prado, pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Moretto, com o lema de ordenação "Rogai ao Senhor da messe que envie operários a sua messe".

Após sua ordenação sacerdotal, padre Paulo foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Marcos e do Distrito de Criúva Caxias do Sul, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, onde permaneceu em 1995 e 1996, com um trabalho expressivo junto aos mais de 19 grupos de jovens das duas paróquias. Quando de sua saída, a comunidade reuniu mais de 3.500 assinaturas para sua permanência como vigário.

De 1996 a 1997, padre Paulo atuou em Farroupilha, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Em 1998, foi designado Pároco da Paróquia São Sebastião de Jaquirana, onde permaneceu por 10 anos. Em 2008, voltou para Caxias do Sul, para assumir a Paróquia São José, do Bairro Desvio Rizzo.

Desde fevereiro de 2012, padre Paulo é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Região Administrativa de Galópolis, que contempla 12 capelas e comunidades. Na justificativa para a homenagem, ressalta-se que padre Paulo sempre foi um entusiasta na vida sacerdotal, seja através dos grupos de jovens ou na presença diária nas comunidades. Também é reconhecido por ter um carinho especial pelas famílias e repassar suas experiências nas escolas, empresas, capelas, residências e aos mais variados setores da vida pública e eclesial, ajudando e motivando líderes e colaboradores das comunidades.

 

30/08/2017 - 16:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo