Voltar para a tela anterior.

Eleita Mesa Diretora do Vereador por Um Dia

Sessão ordinária simulada dos 27 estudantes de escolas da cidade será às 14h de 25 de setembro


Os 27 alunos de escolas participantes do Vereador por um Dia 2017 elegeram nesta segunda-feira (21/08) a Mesa Diretora da sessão ordinária do programa marcada para 25 de setembro, às 14h, na Câmara Municipal. Também hoje, os estudantes tiveram uma reunião preparatória com integrantes da Comissão de Educação e assessores do Legislativo, quando tiraram dúvidas sobre como atuar, apresentar projetos, indicações e outras atribuições parlamentares em plenário.

Cada aluno interessado em integrar a Mesa Diretora ocupou a tribuna para discursar em defesa de sua eleição. Por votação dos estudantes, o grupo eleito foi: presidente Manuella Giusti Fin, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio São José; 1º vice-presidente João Vítor Bones, do 9º ano da Escola Municipal Firmino Ferronatto; 2ª vice-presidente Débora Faraon, do 9º ano do Colégio Murialdo de Ana Rech; 1ª secretária Évelen Gonzaga de Morais, do 9º ano da Escola Municipal Caldas Júnior; e 2ª secretária Érica Piazza Nogueira, do 7º ano da Escola Municipal Sete de Setembro.

Sobre a escolha, a presidente Manuella declarou: “É gratificante, porque sempre almejei participar da vida política, que é meu sonho. Espero mediar a sessão com humildade e seriedade”.

“É uma experiência única e grande. Estou feliz por poder acompanhar o trabalho dos vereadores e representar meus colegas”, avaliou o 1º vice-presidente João Vítor.

A 2ª vice Débora afirmou: “Estou muito empolgada por participar da Mesa e poder representar meus colegas vereadores”.

“A expectativa é grande para que possamos liderar a sessão e aprovar nossas ideias”, avaliou a 1ª secretária Évelen.

“A expectativa é muito boa. Estou feliz por ter sido eleita e ser convidada por minha escola”, disse a 2ª secretária Érica.

Presidente da Comissão de Educação, Édson da Rosa/PMDB passou uma série de orientações aos jovens vereadores, colocando a assessoria da comissão e da bancada do partido à disposição deles e das escolas para tirarem qualquer dúvida qualquer relacionada ao programa, como elaboração de projetos de lei, por exemplo. Cópias dos textos deverão ser apresentadas pelas instituições até 15 de setembro, para revisão e ajustes técnicos antes da sessão do Vereador por Um Dia, que ocorre em uma segunda-feira.

Os alunos também receberam informações do vereador Paulo Perico/PMDB, que é professor  e ressaltou a importância dos estudantes apresentarem propostas, já que elas podem ser aproveitadas pela Câmara Municipal, e sempre acompanharem o trabalho do Legislativo. O vereador Adriano Bressan, 1º suplente peemedebista que exercerá o cargo por 15 dias, falou da honra de ser parlamentar mesmo que temporariamente. Também estiveram no plenário o presidente em exercício da Câmara, Alberto Meneguzzi/PSB, e Kiko Girardi/PSD, que integra a Comissão de Educação com Edson, Perico, Bressan e Rafael Bueno/PDT.

 

 

  

 

21/08/2017 - 18:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo