Voltar para a tela anterior.

Plenário enche de alunos nos 40 anos da Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes

A homenagem da Câmara foi sugerida pelo vereador Adiló Didomenico/PTB e apoiadores, e ocorreu nesta quarta-feira (16/08)


O plenário caxiense ficou cheio de alunos e professores nesta quarta-feira (16/08), quando ocorreu a homenagem da Câmara pelos 40 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Américo Ribeiro Mendes. A distinção foi sugerida pelo vereador Adiló Didomenico/PTB e apoiadores, e ocorreu durante cerimônia conduzida pelo presidente da Câmara em exercício, Alberto Meneguzzi/PSB.

Adiló elogiou a comunidade escolar do Século XX, onde o colégio funciona. O parlamentar fez um histórico da instituição de ensino, desde seus primeiros anos de atividade (veja abaixo), e valorizou o sentido de um ambiente de aprendizagens hoje. “Ao lado da família, a escola é um espaço vital para as pessoas. E a Américo Ribeiro Mendes cumpre um papel exemplar na comunidade em que está inserida”, realçou.

Emocionada, a diretora Elisane da Silva Quilante afirmou que a escola é comprometida e procura desenvolver uma aprendizagem humanizadora. “As ideias que chegam à escola ajudam a repensar nossas práticas, e são muitas ideias”, acrescentou. Após chamar integrantes de todos os organismos representativos para se aproximarem da tribuna, a educadora prestou agradecimentos à Câmara, à direção, à equipe docente e funcional, aos estudantes e a todos que, de alguma forma, contribuíram para os avanços do colégio. “Obrigada, comunidade, por acreditar no papel transformador da educação. Desejamos que mais 40 anos venham a ser comemorados com essa parceria”, frisou a professora.

Representando o prefeito Daniel Guerra/PRB, a secretária municipal do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, parabenizou a instituição. Também lembrou que uma escola vai muito além do ensino, sendo espaço de acolhida e convivência. Responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Janice Moraes cumprimentou a equipe do colégio e, ao entoar um trecho de uma canção, mencionou um sentimento que, segundo ela, sustenta a profissão de educador: o amor.

Durante a homenagem, um vídeo com depoimentos, registro de ações e apresentação dos estudantes foi mostrado à plateia.

 

BREVE HISTÓRICO DA EMEF AMÉRICO RIBEIRO MENDES

- Localizada no bairro Século XX, Zona Norte, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Américo Ribeiro Mendes foi fundada em março de 1977. A denominação inicial era Escola Municipal Século XX. As aulas começaram a ser ministradas na Igreja São Paulo. Em 1978, ocorreram em um pequeno prédio com apenas duas salas de aula entregue pela prefeitura.

- Em 1981, outra estrutura foi construída e a instituição passou a ser denominada Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Américo Ribeiro Mendes, passando a ser de 1º grau completo em 1987. Recebeu esse nome em homenagem ao livreiro Américo Ribeiro Mendes, filho de imigrantes portugueses e italianos nascido em Caxias do Sul.

- A escola é de porte médio, possui 10 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática educativa e de ciências, sala de multimídia, salas de arte, de educação física, brinquedoteca, refeitório, ginásio de esportes, entre outras repartições. O corpo discente é formado por 354 estudantes distribuídos em 17 turmas; e a equipe funcional envolve 43 profissionais. Desde 2016, a escola funciona com turno integral para as crianças da Educação Infantil, com duas turmas para quatro anos e duas de cinco anos.

- Atualmente, a escola está sob a gestão da seguinte equipe: Elisane da Silva Quilante (diretora), Eliane Salvador (vice-diretora do turno da manhã) e Cheila Cristina Daneluz (vice-diretora do turno da tarde).

16/08/2017 - 12:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo