Voltar para a tela anterior.

Líderes solicitam à prefeitura respostas mais rápidas e efetivas a demandas da população

Buracos nas ruas e falta de remédios e de diálogo são alguns dos problemas apontados pelos parlamentares caxienses


Em declaração de líder na plenária desta terça-feira (15/08), alguns parlamentares solicitaram à prefeitura caxiense respostas mais rápidas e efetivas a demandas da população. Buracos abertos e falta de remédios foram alguns dos problemas apontados pelos vereadores.

O petebista Adiló Didomenico disse que, na Rua Medianeira, próximo ao número 616, no bairro Medianeira, há um buraco decorrente de uma obra do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Ao perceber o perigo que pode causar às pessoas, remeteu um email ao presidente da autarquia, Gerson Panarotto, comunicando sobre a situação.

Para sua surpresa, o vereador recebeu uma resposta de Panarotto, dizendo que, com o propósito de centralizar e monitorar as solicitações, o assunto deveria ser encaminhado ao secretário de Governo, Luiz Caetano. “Os moradores informaram que as últimas chuvas prejudicaram ainda mais e o risco de acidente no local aumentou, por isso contatamos o Samae. Mas esse retorno que recebemos é o avesso de como deve ser observado o interesse público numa administração. O próximo email que vir com uma resposta assim vou encaminhar ao Ministério Público”, anunciou Adiló.

Na avaliação do petebista, respostas como essa do Samae é contraproducente para a cidade. Ele adiantou que não se submeterá “a essa humilhação” e lamentou que Panarotto aceite adotar encaminhamentos como o mencionado. “Chegamos à beira do colapso. Isso aqui é uma molecagem, é brincar de administrar uma cidade”, opina o parlamentar. “É uma retaliação específica à Câmara”, complementou Edio Elói Frizzo/PSB.

Já Renato de Oliveira/PCdoB, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, reafirmou sua preocupação por causa da continuidade da greve dos médicos e por conta da falta de alguns medicamentos na rede municipal de saúde. Também disse que a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte foi viabilizada pela administração passada e cobrou do atual governo colocá-la em funcionamento. Em aparte, a peemedebista Gladis Frizzo criticou a prefeitura porque “disseram que não faltaria remédio e está faltando”.

O parlamentar Rafael Bueno/PDT voltou a afirmar que o prefeito Daniel Guerra/PRB não dialoga com a comunidade. Contabilizou cerca de 30 entidades que tentaram conversar com o chefe do Executivo e não teriam conseguido.

No entendimento do republicano Renato Nunes, que saiu em defesa do governo municipal, a decisão da maioria da comunidade deve ser aceita. “A minoria precisa acolher”, enfatiza, em referência à eleição que escolheu Guerra prefeito.

No espaço de líderes, o vereador Arlindo Bandeira/PP informou que representou o Legislativo na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul da última segunda-feira (14/08), em que o painelista foi o deputado estadual Marcel van Hattem/PP, o qual falou sobre burocracia. Em aparte nesse assunto, se manifestou o pedetista Gustavo Toigo, que destacou como exemplo positivo o trabalho da Mesa Diretora da Câmara. Também em declaração de líder, o vereador Adriano Bressan/PMDB realçou a alegria de assumir como suplente, temporariamente, na vaga do parlamentar Felipe Gremelmaier/PMDB, que é o presidente da Casa e está em licença saúde.

15/08/2017 - 14:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo