Voltar para a tela anterior.

Aprovada a Semana Municipal de Combate à Automutilação em Caxias do Sul

Projeto do vereador licenciado Elisandro Fiuza/PRB recebeu o voto unânime do plenário e, agora, segue para sanção do prefeito


O plenário do Legislativo caxiense aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (15/08), a criação da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Automutilação. A proposta é de autoria do vereador licenciado Elisandro Fiuza/PRB e contou com o voto da unanimidade dos parlamentares. A matéria (PL 45/2017) agora segue para sanção do Executivo municipal.

Caso o texto virar lei, a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação deverá ser lembrada e divulgada anualmente na primeira semana do mês de setembro. Para esse período, o projeto sugere o desenvolvimento de ações para conscientização da população a respeito da doença e suas características, e também sobre os meios preventivos.

Na exposição de motivos do projeto, o autor menciona a repercussão dos casos de automutilação gerados pelo jogo Baleia Azul, disputado por jovens nas redes sociais e que consiste em 50 desafios, tendo como uma última fase, lamentavelmente, o suicídio. “O problema de automutilação já está entre nós há muito tempo, através de centenas de casos de adolescentes que sofrem bullying nas escolas e acabam por se automutilar”, escreveu Fiuza no documento. Como meios para enfrentar essa realidade, o vereador defende a execução de políticas públicas, programas, palestras, seminários, audiências e outros tantos eventos capazes de discutir medidas de prevenção e de cuidar melhor da saúde dos jovens.

Nessa linha, o republicano entende que a referida semana municipal tende a estimular o poder público, através de conselhos, secretarias e colégios, e outras entidades a organizarem encontros para trabalhar a conscientização da população, além de analisarem a incidência ou não de casos de automutilação no município.

Durante a apreciação do projeto, na plenária desta terça-feira (15/08), o vereador Rodrigo Beltrão/PT destacou o mérito da proposição, cumprimentando o autor. Entretanto, alertou para que, se a matéria for sancionada, não se transforme apenas em mais uma lei no papel. “Será que a Smed (Secretaria Municipal da Educação) está empenhada em dar vida a essa semana? Penso que não adianta criar expectativa na comunidade envolvida. É preciso que a semana aconteça na prática”, defende o parlamentar petista.

DELIBERAÇÃO SOBRE O PL 45/2017

Vereador – Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ADRIANO BRESSAN PMDB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

15/08/2017 - 13:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo