Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi protocola projeto de lei que regulamenta a Semana da Fotografia

O evento está na 10ª edição e conta com diversas atividades, sendo a maioria delas com acesso gratuito


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB protocolou, na manhã desta quinta-feira (10/08), o projeto de lei (PL) 123/2017, que institui a Semana Municipal da Fotografia. De acordo com o parlamentar, o evento é organizado por diversas entidades, desde 2008, mas não possui regulamentação. A iniciativa visa a firmar a sua realização anual, independente de qualquer administração que esteja à frente do Executivo.

O PL propõe que o evento aconteça anualmente, na segunda quinzena de agosto, tendo como integrante o dia 19 do mesmo mês, quando é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. “A Semana da Fotografia já existe, e a Secretaria Municipal da Cultura é a realizadora dessa programação, que conta com diversos parceiros, como a própria UCS, a FSG, o Clube do Fotógrafo e a Sala de Fotografia. No entanto, sem essa lei, a cada ano, é uma incógnita saber se vai acontecer ou não, se a Secretaria de Cultura e a Prefeitura abraçam ou não”, explicou Meneguzzi.

A Semana Municipal da Fotografia visa à valorização dos fotógrafos caxienses, bem como dos acervos fotográficos do município e a proximidade cultural dos cidadãos ao segmento. “Fotografia é história e comunicação ao mesmo tempo. Ao longo do tempo, a programação foi crescendo e ganhou uma expressão importantíssima. São exposições, cursos, oficinas, workshops, dentre outras atividades, sendo que a maioria possui acesso gratuito à população”, justificou.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (10/08), o plenário recebeu a comissão de organização da 10ª Semana Municipal da Fotografia, que fez a divulgação do evento e ressaltou a importância da regulamentação, em espaço de acordo de lideranças, na tribuna da Câmara. A exposição do tema foi acompanhada por representantes do Museu Municipal, do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, bem como pela Secretaria Municipal da Cultura, representada pela coordenadora da unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho.

Além de expandir as fronteiras da fotografia na cidade, a Semana da Fotografia faz uma reflexão do passado da arte, em Caxias do Sul, ao relembrar e homenagear importantes nomes de fotógrafos caxienses, como Domingos Mancuso, Walter Brugger, Joel Jordani, Mauro de Blanco e Ulysses Geremia.

O projeto tem apoio da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e contou com a assinatura dos vereadores Edi Carlos Pereira de Souza e Elói Frizzo.

Contato para entrevistas com o vereador Alberto Meneguzzi: (54) 9 9185-7934 | (54) 9 9170-0259.

10/08/2017 - 17:57
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo