Voltar para a tela anterior.

Projeto que torna o Talian segunda língua de Caxias é aprovado

Proposta de Gustavo Toigo visa a proteger a língua como patrimônio imaterial do município


O projeto de lei 50/2015, que institui o Talian como segunda língua oficial de Caxias do Sul, foi aprovado em segunda discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (10/08). A proposta é de autoria do vereador Gustavo Toigo/ PDT e agora segue para apreciação de redação final.

“O Talian é uma língua que nasceu aqui e a intenção desse projeto de lei é não deixá-la morrer. É preservar a nossa cultura. Caxias do Sul deve muito ao Talian, muito do que somos hoje se deve à contribuição dos bravos imigrantes que aqui chegaram e ajudaram a construir essa língua”, defende o parlamentar.

A criação da lei visa a preservar a língua como patrimônio imaterial, abrindo possibilidade para que o município incentive o conhecimento e a fala, a exemplo do que já ocorre em outros municípios gaúchos.

O Talian nasceu como um dialeto, surgido a partir da mistura de falares de imigrantes italianos com palavras em português. Atualmente, é considerado língua de imigração, reconhecido como referência cultural brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

10/08/2017 - 17:23
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo/PDT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo