Voltar para a tela anterior.

Agricultores são agraciados pelo Legislativo

Em sessão solene, Antonio Pedro Michelon e Luiz Rodrigues de Moraes receberam a Medalha Agricultor Destaque do Ano


A vida dedicada ao meio agrícola rendeu a Antonio Pedro Michelon e a Luiz Rodrigues de Moraes a Medalha Agricultor Destaque do Ano. Por homenagem da Câmara Municipal, os dois produtores rurais receberam a distinção na noite desta terça-feira (25/07). A solenidade lotou a Sala de Sessões Deputado Nadyr Rossetti, com a presença de familiares e amigos de Michelon e Moraes,  agricultores e autoridades municipais.

O vereador Alceu Thomé/PTB falou em nome do Legislativo. Recordou sua origem na colônia, valorizando a importância do trabalhador rural por semear a terra para colher seus frutos. O parlamentar lembrou da trajetória dos desbravadores da Serra que graças ao cooperativismo e à fé superaram dificuldades e fizeram de Caxias do Sul referência em hortifrutigranjeiros e outras culturas agrícolas. Alceu Thomé se dirigiu aos homenageados e os apresentou.

“Vocês representam o êxito de muitas safras de diferentes famílias de agricultores. O trabalho dos senhores é a síntese do alimento que sustenta nossa sociedade. Gente como vocês que, seja no frio ou no calor das estações, semeiam e colhem para abastecer a população”.

Homenageado, Antonio Pedro Michelon, 62 anos, sempre atuou com a família nos vinhedos e na Vinícola Michelon, fundada pelos seus pais, Orestes e Maria Scalabrin Michelon, em 1943, na comunidade de Santa Justina, 1º Distrito de Caxias do Sul.

Em 1971, Antônio e o irmão, Valdemar, herdaram a vinícola. Desde então, trabalham na produção de uvas diversificadas, investindo em pesquisa e tecnologia, o que rendeu premiações.

Em seu pronunciamento, Michelon contou que na infância sonhava em deixar a colônia para fazer faculdade na cidade. Mas à pedido do pai, ficou no campo para dar sequência ao negócio da família. Deixou um recado ao público:
“Nós precisamos sempre ter coragem, vontade e sabedoria para mudar. Olhar menos televisão e jornais, e confiar no nosso trabalho. E é muito importante escolhermos bem a quem eleger na política, para termos um país melhor”.

O outro agraciado foi Luiz Rodrigues de Moraes, 70 anos, que nasceu no distrito de Vila Oliva, onde sempre se dedicou à agricultura. Ele é filho dos produtores rurais Marcílio Rodrigues de Moraes e Honorábile Bonatto Rodrigues de Moraes.

Inicialmente, Moraes se dedicou ao plantio de trigo e uva, e à pecuária. Posteriormente, ingressou na produção de hortifrutigranjeiros. Além de agricultor, Moraes exerceu vários cargos comunitários, no meio tradicionalista, esportivo e escolar. Também foi juiz de paz e fundou a Capela de São Pedro, em Mangueirinha.

Da tribuna, o homenageado dedicou a medalha ao povo de Vila Oliva. Contou ter sido pioneiro na produção de verduras no distrito por meio de uma parceria com japoneses, nos anos 70. Moraes deu seu recado sobre a política:

“O colono não envergonha o Brasil e é ele que mantém o país em pé”.     

Instituída por meio de decreto em 2007, a Medalha Agricultor Destaque do Ano é destinada sempre a dois produtores rurais. Entre os requisitos estão o melhor aproveitamento de tecnologia; uso racional e de forma adequada de insumos agropecuários visando preservação ambiental; participação comprovada em palestras, cursos e seminários; e boa produtividade, criatividade e diversificação nas atividades.

Os homenageados foram escolhidos por uma comissão formada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Sindicato Rural; Conselho Municipal da Agricultura; e Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo do Legislativo. As indicações foram aprovadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Em nome do Poder Executivo, a secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Camila Sandri Sirena, ressaltou a importância do setor primário, salientando que ele depende das mãos dos agricultores para abastecer a cidade.

“São os produtores rurais que levam essa locomotiva em frente.”

Presidente em exercício do Legislativo, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB parabenizou os homenageados e declarou sobre a política:

“Estamos aqui de passagem. Mas os senhores podem ter certeza que durante nosso mandato, até 2020, faremos de tudo para não os decepcionar”.

Do parlamento também acompanharam a solenidade Paula Ioris/PSDB, Velocino Uez/PDT, Arlindo Bandeira/PP, Flávio Cassina/PTB, Neri O Carteiro/SD, Paulo Périco/PMDB e Adiló Didomenico/PTB.

A sessão teve ainda a presença do  presidente do Sindicato Patronal Rural, Valmir Susin, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rudimar Menegotto, e das soberanas da Festa do Agricultor de Fazenda Souza e da Festa do Vinho Novo de Forqueta.

A solene foi encerrada com a apresentação da dupla nativista Tio Ivo e Andarilho.

25/07/2017 - 20:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo