Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris busca profissionalização para recuperar jovens infratores

Vereadora reuniu-se com a diretoria do Instituto Elisabetha Randon nesta terça-feira


A bandeira da segurança pública segue tremulando firme e forte por aqui. Mas quem pensa que a vereadora Paula Ioris/PSDB está empenhada exclusivamente na repreensão e punição ao crime se engana. Em nome da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, a vereadora-presidente se reuniu com a diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon Barbosa, a coordenadora de Responsabilidade Social das Empresas Randon, Jeanine Pacholski, e o gerente de Operações do Senai Nilo Peçanha e José Gazola, Paulo Schmitt, na tarde desta terça-feira (20). O encontro articulado por Paula busca oportunizar cotas de trabalho para jovens infratores do Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) de Caxias do Sul. A proposta está alinhada ao eixo da Prevenção, um dos três pilares do planejamento estratégico da Comissão.

“Se nós não dermos uma chance de formação a esses jovens por caridade, que seja pensando que amanhã ou depois eles podem estar no crime organizado e essa violência vai se votar contra nós. Se nós não cuidarmos dessa gurizada que está com um pé na marginalidade, nós vamos perder essa luta para as drogas e as facções criminosas”, defendeu a vereadora.

O gerente do Senai abraçou a causa e disse que o sistema de aprendizagem está apto a oferecer mais cotas para as empresas. Sua única preocupação enquanto instituição reside no manejo com os jovens infratores e suas famílias, uma vez que o Senai não conta com os serviços de assistência social e psicológica. A vereadora ressaltou que os responsáveis pelo Casemi se comprometem a dar todo o apoio necessário, pois conta com essa estrutura de profissionais habilitados e interessados na recuperação dos adolescentes.

A coordenadora de Responsabilidade Social das Empresas Randon lembrou que há muitos anos atrás o presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, senhor Raul Randon, com seu espírito comunitário, delegou ao setor de Recursos Humanos a responsabilidade do cuidado de vinte infratores no tempo da antiga Febem que ele queria ter na empresa pelos próximos 25 anos. Jeanine avaliou que a experiência foi bem-sucedida e que dos 20 apenas um não foi recuperado e acabou sendo assassinado ao longo do tempo.

A diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon demonstrou interesse em contribuir, seja com cotas no Senai ou inserindo os adolescentes na iniciação profissional realizada dentro das Empresas.

A vereadora Paula Ioris ficou responsável de seguir a intermediação entre Casemi, Senai e a iniciativa privada para viabilizar a ideia.

21/06/2017 - 09:59
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo