Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi leva pautas de habitação assistencial ao secretário Elisandro Fiuza

Vereador está preocupado com famílias de imigrantes que estariam vivendo em situação de subumanidade


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB esteve reunido com o secretário de Habitação, Elisandro Fiuza, na tarde desta terça-feira (20/06). Entre as pautas levadas pelo parlamentar ao Executivo esteve o residencial Rota Nova. Nesse local, serão realocadas 420 famílias que hoje residem, de forma irregular, às margens da Rota do Sol, no Distrito Industrial e no bairro Santa Fé. De acoRdo com Fiuza, a liberação para ocupação é questão de tempo, e que as famílias que ainda tem documentos pendentes estão sendo visitadas pela equipe da Secretaria Municipal da Habitação (SMH).

“O secretário ressaltou que a UCS está ajudando no trabalho socioassistencial, sobretudo, na preparação para a remoção dessas famílias e deverá acompanhar o pós também. Levei a ele a preocupação de que exista um planejamento de atendimento nas redes de saúde, educação, transporte e lazer. Não podemos deixar que se repita o que aconteceu com o Campos da Serra, que antes se ocupou para depois se pensar na estrutura para cuidar das pessoas”, explicou Meneguzzi.

Além dessa demanda, Meneguzzi acompanhou a visita da gerente do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da região Centro, Melisa Boz, ao secretário. A gestora relatou a situação de famílias de imigrantes haitianos e senegaleses que estariam vivendo em condições subumanas, no município. O vereador recebeu denúncias de integrantes da Pastoral da Criança e resolveu pedir a intervenção do secretário por se tratarem de questões habitacionais.

“Nós precisamos acolher bem os imigrantes, porque não querem roubas o que é nosso, mas querem ter o mínimo para viverem. Precisamos de uma política municipal de acolhimento aos migrantes, para que ninguém passe necessidade, e para que eles tenham oportunidades de estudo, trabalho e lazer”, comenta Meneguzzi, que estuda a viabilidade de um projeto para a criação de políticas públicas para quem chega e quem sai. O vereador se sensibilizou ao saber que recém-nascidos estão com a saúde em risco, pelas condições de sobrevivência.

21/06/2017 - 09:54
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo