Voltar para a tela anterior.

Escola Ítalo João Balen recebe homenagem legislativa

Instituição do bairro Cruzeiro teve espaço na sessão pelos seus 35 anos


Os 35 anos da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Ítalo João Balen foram destaque na sessão ordinária desta quarta-feira (24/05) na Câmara Municipal. Por iniciativa da vereadora Gladis Frizzo/PMDB, a instituição recebeu homenagem do Legislativo. Houve relatos históricos, pronunciamentos e apresentações de alunos.

Em seu pronunciamento, Gladis Frizzo contou a origem da escola, criada graças à mobilização comunitária do Cruzeiro. O bairro, nos anos 1970, contava com apenas uma instituição de ensino, a estadual Província de Mendoza.

Diante da necessidade de outra escola apara atender às crianças, moradores fizeram abaixo-assinado com reivindicação. Em 25 de julho de 1981 foi assinado pelo prefeito Mansueto Serafini Filho o contrato de construção da Ítalo João Balen, cuja obra foi concluída em março de 1982. As atividades foram iniciadas com 321 alunos e 12 turmas, com 18 professores. Hoje são 573 estudantes e 62 profissionais.

A vereadora ressaltou que todo o tempo é tempo de celebrar a história de uma escola, mas que depois de 35 anos de trabalho é necessário festejar. Ítalo João Balen foi um dos tabeliões pioneiros de Caxias do Sul. Conforme a peemedebista, o Brasil precisa investir muito em educação e, enquanto isso não ocorre, torna-se ainda mais importante a mobilização comunitária para fundar uma instituição de ensino.

Gladis ressaltou que em visita à Ítalo João Balen, quando integrava o Orçamento Comunitário (OC), constatou  o envolvimento de professores, funcionários, alunos, pais e na vida daquela escola. Ao final, a parlamentar informou à diretora, Elisabeth Piardi, que verifica a situação de valores pendentes destinados a obras na instituição do OC de 2009.

Em seguida, a direção, docentes e alunos da escola receberam do presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/PMDM e demais vereadores, uma placa alusiva aos 35 anos.

Da tribuna, a diretora destacou que todo o trabalho é feito para manter a instituição à serviço da comunidade, já que ela é uma passagem para estudantes e professores e precisa ser mantida para outros que virão. Citou que o trabalho escolar visa muito evitar evasão escolar. Por isso, além do ensino, a Ítalo Balen proporciona uma série de projetos pedagógicos aos alunos.

A sessão teve apresentação de alunas. Duas delas contaram a história “Chapeuzinho Azul”, na qual em vez do lobo comer a vovó como no clássico infantil, a vovó e a neta matam o lobo. Ao final são repreendidas pelo caçador com lição moral sobre a importância de preservar animais em extinção. Outra estudante leu poema de Cecília Meirelles.

A secretária municipal de Educação, Marina Matiello, ressaltou que uma escola não é representada pelos seus muros, mas pelas pessoas que a constroem dia a dia com elementos técnicos, teóricos, mas principalmente pelo afeto. Marina disse que também tem 35 anos. E nesse tempo de vida muito aprendeu, então, imagina o quanto a Ítalo Balen proporcionou à comunidade.

Ao final, o presidente do Legislativo disse que a adaptada história “Chapeuzinho Azul” apresentada pelas estudantes mostra como uma instituição aponta outros caminhos e abre horizontes. Felipe Gremelmaier parabenizou aquela comunidade e colocou a Câmara Municipal à disposição.

Ainda pela manhã, alunos e professores participaram do programa Câmara Convida. Assistiram à parte da sessão e percorreram o prédio e setores da Casa para conhecer o funcionamento do Legislativo.

Requerida por Gladis Frizzo, a homenagem também foi assinada pelos vereadores Paulo Périco/PMDB, Ricardo Daneluz/PDT, Velocino Uez/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Kiko Girardi/PSD e Edson da Rosa/PMDB.

 

 

 

24/05/2017 - 10:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo