Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão propõe turismo educativo nas escolas

Parlamentar lança projeto de lei prevendo visitações de alunos


            O vereador Rodrigo Beltrão/PT informou na sessão ordinária desta quarta-feira (26/04) que vai apresentar projeto de lei (PL) para que as escolas de Caxias do Sul mantenham programas de visitação aos pontos turísticos do município, estimulando, assim, o turismo educativo.

            Segundo o parlamentar, o PL será apresentado após o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) da Câmara Municipal ser concluído. A ideia é que o projeto seja analisado, visando a adequação do projeto do ponto de vista legal, para que as competências cabíveis ao Poder Executivo não sejam “invadidas”.

            “Temos uma cidade muito rica nas questões turísticas, mas o turismo não é explorado, seja trazendo pessoas de fora ou atraindo a nossa própria comunidade. Se estimularmos as nossas crianças, teremos dois objetivos alcançados: o primeiro é fazer com que essas tenham o conhecimento prático da educação, o segundo é fazer com que as crianças levem informações às famílias, instigando o turismo interno”, destacou Beltrão.

            O petista afirmou ainda que, para que a indicação seja viabilizada, será necessário o auxílio do Executivo. Ele sugeriu que verbas destinadas à publicidade, em autarquias como a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), sejam canalizados para o programa de visitas.

            Em seu espaço no Grande Expediente, Beltrão também expôs sua preocupação com as reformas trabalhista e previdência que, em sua ótica, causarão um retrocesso de décadas, afetando diretamente a classe trabalhadora. Em seguida, também mencionou o “Limpa Maesa”, mutirão promovido pela Prefeitura com voluntários que se inscreveram para auxiliar na limpeza do prédio da Maesa. “O que queremos é democratizar o acesso à população e aos vereadores que foram excluídos pelo prefeito da Comissão que faziam parte. O povo quer auxiliar na execução da ocupação, quer debater como vai ser dada a vida àquele lugar”, defendeu.

            Em aparte, o vereador Gustavo Toigo/PDT salientou que as temáticas relacionadas ao turismo estão na agenda mundial de discussões, lado a lado com o aquecimento da economia e o desenvolvimento social. O pedetista colocou-se à disposição do colega para aprimorar a indicação.

26/04/2017 - 14:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Paulo Cancian - MTE 3.507
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo