Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia 10 anos da EcoCaxias

Entidade representa produtores e consumidores da Feira de Produtos Orgânicos


Por sugestão aprovada pelo plenário, a Câmara de Vereadores homenageou na noite de quarta-feira (05/04) em sessão solene os 10 anos da Eco Caxias. A associação é constituída juridicamente para promover uma nova cultura de produção e consumo de alimentos saudáveis em Caxias do Sul.

Nomeada pelo presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB  para falar em nome da Casa, a vereadora Denise Pessôa/PT, autora da proposição, contextualizou o significado da agroecologia sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental e econômica da humanidade.

A parlamentar destacou a necessidade de despertar o interesse da sociedade para o papel dos pequenos produtores de orgânicos no cultivo de hortifrutigranjeiros, que se uniram aos próprios consumidores e estudiosos da área. O objetivo é oferecer alimentos com menos agrotóxicos, prática dominante na região, que promovam a saúde e a consciência preservacionista na população.

A vereadora concluiu sua fala cumprimentando os feirantes que comercializam seus produtos todos os sábados, das 8h ao meio-dia, na Praça das Feiras, e apelou para que a Prefeitura adote políticas públicas de apoio aos produtores de orgânicos.

A presidente da EcoCaxias, Andréa Basso, agradeceu a homenagem da Câmara e da vereadora por dar visibilidade ao trabalho desta associação, que tem personalidade jurídica e integra a Rede Ecovida, vinculada ao Ministério da Agricultura. Esta rede mantém um cadastro nacional dos produtores e os cultivos que cada um deles oferece ao mercado, utilizando tecnologias limpas.

Segundo Andréa, esta rede é um contraponto à predominância das grandes companhias que industrializam mercadorias, que vendem como alimento, mas que provocam doenças crônicas nas pessoas, cujo ciclo se completa na participação de grupos farmacêuticos que inundam o mundo de medicamentos.

Conforme a presidente da entidade, interligados por esta consciência, produtores e feirantes de orgânicos da Feira Ecológica conseguiram criar um elo de confiança com os consumidores, que é vital para a evolução da agro ecologia. A presidente da EcoCaxias denunciou a falta de apoio por parte do Poder Público a este segmento da produção primária.

Andréa referiu em especial a ausência de suporte técnico de parte do município, não apenas para os que já estão na produção de orgânicos, mas os que gostariam de migrar e que carecem de orientação especializada.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, representando o Executivo, em sua fala elogiou a atuação da associação dos feirantes e referendou a importância que essa nova cultura agroecológica tem para Caxias do Sul e região. Comprometeu-se em levar ao prefeito o pedido formulado pela presidente Andréa Basso, em oferecer maior apoio técnico aos agricultores locais de orgânicos.

A sessão solene, que teve ainda apresentação artística do produtor rural Marco Gotimari, foi encerrada pelo presidente Felipe Gremelmaier, que destacou o alcance social de uma entidade como a EcoCaxias no contexto que a humanidade vive.

Gremelmaier saudou a iniciativa da vereadora Denise Pessôa pela legitimidade da proposição, assim como os vereadores Velocino Uez/PDT e Alceu Thomé/PTB, cujas raízes estão na agricultura e prestigiaram a homenagem.  

06/04/2017 - 08:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo