Voltar para a tela anterior.

“Salvem São Pelegrino”, diz comerciante em reunião com secretário de Trânsito, solicitada por Meneguzzi

Encontro debateu soluções para o estacionamento da Avenida Rio Branco, no acesso ao bairro


Um grupo de 11 comerciantes, moradores e equipe administrativa da paróquia São Pelegrino estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira (23/03), com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares. O encontro, solicitado pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB, discutiu propostas para solucionar a problemática do estacionamento na Avenida Rio Branco, no acesso ao bairro.

O vereador deu início à reunião e contextualizou a situação dos comerciantes que reclamam da queda no movimento e das vendas, após a retirada do estacionamento e o alargamento da via, realizados em 2015. “Nessa região, são dois os problemas que estão acarretando dificuldade de acesso de moradores, turistas e clientes. Um deles é a questão do convênio entre prefeitura e paróquia de São Pelegrino, que está na Procuradoria-Geral do Município. Outro foi a retirada dos estacionamentos, o que não permite mais as paradas para que as pessoas possam fazer suas compras com tranquilidade”, explicou Meneguzzi.

Após as manifestações dos comerciantes, moradores e do representante da equipe administrativa da paróquia, o secretário fez as suas considerações. Cristiano disse já ter transitado a pé pela região e constatado alguns problemas viários. “Não podemos negar que o SIM Caxias trouxe avanços. Mas temos coisas a melhorar”, comentou.

Amparado tecnicamente pelo engenheiro civil Bianchi, que atua há quase duas décadas na pasta, o secretário apontou uma luz: o recuo, em dois metros, do passeio público do lado esquerdo da Avenida Rio Branco, no trecho entre a Avenida Itália e a Rua Machado de Assis, próximo ao Shopping Estação San Pelegrino.

Naquele espaço, de acordo com o engenheiro, podem ser criadas bainhas que possibilitem o estacionamento de veículos, sem a retirada dos postes de energia elétrica. O vereador Meneguzzi se prontificou a elaborar um requerimento à Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), para a elaboração de um estudo de viabilidade para a ação. “Vamos pedir à secretaria competente, para que faça o estudo, verifique se aquelas edificações já foram abonadas com índices construtivos e chamar a comunidade para uma nova reunião”, explicou Alberto.

Novamente, entrou em pauta a questão do turismo. Sobre essa temática, o secretário ressaltou que houve a sinalização do estacionamento de embarque e desembarque no lado direito da via, ao lado da igreja de São Pelegrino. Ademais, explicou que há um fiscal responsável pela ronda do local, onde há o desembarque, e pelas vagas destinadas aos ônibus de turismo, na Rua Feijó Júnior.

Os comerciantes pediram maior sinalização no trevo de acesso à Avenida Rio Branco, na junção com a Avenida Itália e a Rua Feijó Júnior, em frente ao templo. De acordo com os moradores, os veículos transitam em alta velocidade e impossibilitam a travessia de pedestres. O líder do governo municipal na Câmara, vereador Chico Guerra /PRB, também participou do encontro.

Ao final da reunião, Meneguzzi fez a entrega de uma série de reivindicações protocoladas sob a forma de indicações na Câmara, desde o início do mandato. Entre os pedidos, estão a colocação de semáforos e a sinalização de faixas de estacionamento, em diversas vias.

23/03/2017 - 17:55
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo