Voltar para a tela anterior.

Gladis Frizzo defende ações de prevenção à violência infanto-juvenil

A peemedebista defendeu parcerias entre entidades, no combate à criminalidade


A falta de serviços e programas sociais de atenção a crianças e adolescentes foi pautada pela vereadora Gladis Frizzo/PMDB, que ocupou a tribuna no grande expediente da plenária desta quinta-feira (23/03). A parlamentar atentou para a falta de programas e serviços, no turno inverso ao da escola, que tem aumentado os índices de violência entre os jovens.

Gladis destacou as diversas áreas de vulnerabilidade social desassistidas pelo poder público com a falta de serviços e programas destinados ao combate e ao enfrentamento da violência infanto-juvenil. Salientou que, em 2016, 13 jovens foram assassinados em Caxias do Sul. Lamentou o fato de espaços públicos estarem se transformando em pontos de consumo de drogas. “Precisamos estimular programas de prevenção ao risco pessoal e social dos jovens, em cada região”, afirmou.

A peemedebista ponderou que a falta de programas para a juventude afeta, diretamente, as comunidades do município. Exemplificou a partir dos bairros Desvio Rizzo, Esplanada e Serrano. Ela também se mostrou preocupada com a readequação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que, a contar de 2018, deverá atender somente estudantes acima dos 18 anos de idade. Disse que o fechamento de vagas poderá se transformar em mais um fator de risco, para que jovens entrem em vulnerabilidade social.

Manifestaram-se, ainda, os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Paulo Perico/PMDB e Rafael Bueno/PDT. Edson defendeu o fortalecimento de parcerias entre o Executivo e o Legislativo, no combate à violência. Perico referiu a situação de apenados do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), que saem da instituição aos 18 anos, mas correm o risco de serem afetados com as mudanças do EJA. Bueno solicitou que as autoridades atuassem contra a evasão escolar.

23/03/2017 - 14:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo